Eventos esportivos

Evite erros comuns e melhore a gestão da sua competição

Saiba os 5 erros mais comuns dos eventos esportivos, confira ferramentas e práticas e melhore a gestão da sua competição!

A realização de um evento esportivo de sucesso não é fácil. Saiba os 5 erros mais comuns dos eventos esportivos, confira ferramentas e práticas e melhore a gestão da sua competição!

Evitar e corrigir os erros mais comuns na gestão dos eventos esportivos é essencial para a melhorar a qualidade da sua competição.

O Gestor esportivo geralmente acaba se encarregando de muitas tarefas diferentes, como inscrição de equipes, recebimento de pagamentos, montagem de tabelas, escolha de local, entre várias outras. Mas nem sempre esse gestor tem tempo ou habilidades para manter todo o processo fluindo, nos trilhos, conforme o planejamento inicial.

Confira ferramentas e práticas que vão te ajudar a não cometer os erros mais comuns na organização de uma competição:

Os 5 erros mais comuns na gestão de competições esportivas

1 – Planejamento ineficaz

A criação de uma competição esportiva de sucesso implica em uma série detalhes, desde recebimento de inscrições e pagamentos até a contratação de equipe de trabalho para o dia dos jogos. E para a competição rodar de forma fluida é preciso documentar todas essas informações, processos, datas e custos com antecedência, para que seja montado um cronograma desde a ideação da competição até o dia da realização.

O planejamento é necessário para evitar problemas, gastos desnecessários e garantir o sucesso da sua competição. A dica é se planejar com antecedência e fazer um checklist.

Leia nosso material com 10 passos para planejar seus eventos esportivos de 2020 com sucesso

2 – Falha na comunicação com as equipes

A comunicação com as equipes e participantes facilita a troca de informações tanto para a equipe organizadora quanto para os participantes do evento, melhorando a gestão da sua competição.

Estruture canais de comunicação entre equipes e organizadores. Desde dúvidas técnicas até comunicados sobre a estrutura e logística da competição, diversas informações são requisitadas e são importantes de serem expostas em todo o processo desde a inscrição até o encerramento do evento. É necessário criar um espaço no qual informações possam ser trocadas de forma simples e de fácil acesso a todos.

3 – Escolha de um local ruim para o evento esportivo

É necessário escolher um local que dê aos atletas as condições necessárias para que a prática possa ser realizada plenamente e com segurança. Também é importante levar em consideração a torcida e outras pessoas que participarão do evento.

Na hora de escolher o local, pense na facilidade de mobilidade das equipes e público até o evento, locais para estacionar, tamanho do espaço para acomodar todo o público esperado, se possui espaço para crianças, entre outras variações de acordo como público do seu evento esportivo.

4 – Falta de investimento em marketing

A competição esportiva deve ser tratada como um evento e seus públicos-alvos devem ser atingidos: atletas, espectadores e patrocinadores. Não adianta criar um evento e ninguém ficar sabendo da existência dele, concorda? É necessário criar uma estratégia e um planejamento para atrair atletas/equipes, espectadores, seja por mídias online ou off-line.

Além disso, o Gestor precisa identificar o público-alvo do seu evento para identificar e buscar as possíveis empresas patrocinadoras, e montar uma proposta que faça sentido para as duas partes.

Existem diversas formas de associar e fortalecer a marca de um patrocinador por meio de um evento esportivo, por isso, deve ser elaborado um plano de marketing bastante assertivo.

Veja as 5 principais dicas para divulgar o seu evento esportivo.

Leia como conquistar os melhores patrocinadores para sua competição.

5 – Não utilizar tecnologia

Atualmente existem diversas ferramentas tecnológicas aplicadas à todas as áreas, e o esporte é uma delas. Essas ferramentas auxiliam em todas as etapas da gestão de uma competição esportiva e te dão suporte para que você melhore a gestão da sua competição.

Manter todas as informações e planejamentos de um evento esportivo centralizados em pilhas de papéis e planilhas gasta muito tempo e gera desorganização.

Desde planilhas para a gestão financeira da competição até ferramentas em mídias sociais para impulsionar a divulgação, é necessário recorrer à soluções que facilitem a vida do gestor, economizando tempo e trazendo mais resultados.

Melhore a gestão da sua competição com uma ferramenta completa para gestão esportiva!

Leia A tecnologia traz possibilidades de novos negócios para o esporte

Quer receber conteúdos esportivos exclusivos? Cadastre-se!

E você? Quais outros erros básicos você identifica na hora de fazer a gestão dos seus eventos esportivos? Comente aqui embaixo!

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar