E-SportsEventos esportivosGestão esportiva

Desafios de entregar uma premiação física durante a pandemia

De acordo com um estudo feito pela Visa, bandeira de cartões de crédito, as compras feitas em consoles e plataformas de games cresceram cerca de 140% no Brasil em 2020. E esse crescimento possui relação com o isolamento social durante a pandemia. O Brasil, nos últimos anos, foi ainda elencado pela Newzoom, como o 13° maior mercado de games no mundo. Para as instituições de ensino, essa progressão se tornou uma oportunidade para apostar no eSports e manter os alunos motivados na rotina escolar, além de ajudar também na socialização e na formação interdisciplinar de crianças, adolescentes e jovens e agregar um diferencial em relação às atividades desenvolvidas pelas instituições.

Seguindo esse pensamento, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) vêm realizando nos últimos dois anos, os Jogos ANEC e-Games, uma competição de jogos eletrônicos para instituições de ensino associadas à ANEC e que inscreveram seus alunos que se encontravam devidamente matriculados, seja nos ensinos fundamental, médio ou superior. A SporTI atuou no evento através da Plataforma SporTI (eSports) utilizada para a organização e gestão do campeonato. Além disso, o evento contou também com um hotsite personalizado para a divulgação e inscrição do campeonato. 

Foram disputados jogos de futebol eletrônico (FIFA e PES), em dois tipos de console (Xbox e Playstation) e em 2021 foram incluídos também o Quiz e Xadrez Online, que foram jogos recordistas de inscrições e, como consequência, englobaram um público diferente e maior de alunos na competição. Como premiação, foi previamente estabelecido em cada regulamento, um troféu e um gift card, ou vale presente, para o vencedor em 2020 e em 2021 para os dois primeiros colocados de cada modalidade.

ANEC é uma entidade nacional presente em 900 municípios brasileiros e conta com 1.5 milhões de alunos. Esse fato fez com que tivéssemos instituições inscritas por todo o Brasil. Como qualquer outro grande evento, é esperado que uma competição de jogos eletrônicos dessa proporção apresente algumas dificuldades. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre nosso Case dos Jogos ANEC e-Games 2020 e 2021 e mostrar os desafios de entregar uma premiação física durante a pandemia para pensarmos juntos em estratégias que ajudem na superação desses desafios.

Trabalho remoto

Ter uma competição capaz de reunir tantas pessoas é de fato muito bom, porém o trabalho remoto da maioria das organizações envolvidas durante a pandemia pode se tornar um desafio, quando tratamos da logística de entrega de premiações. É preciso planejar bem os prazos dos fornecedores das premiações físicas, como troféus, por exemplo, para que os kits sejam montados em tempo hábil e as premiações sejam enviadas o quanto antes para as instituições de ensino.

Comunicação efetiva

Outro ponto que pode ser afetado pela adoção do trabalho remoto, e até mesmo a saída ou troca de funcionários durante a pandemia, é a comunicação das instituições com a organizadora do evento (e vice-versa), no sentido de alinhar expectativas e esclarecer dúvidas importantes para o desenvolvimento das competições.

Os gestores das instituições de ensino são grandes parceiros dos eventos e responsáveis por divulgar internamente algumas informações sobre o evento. Por isso, na tentativa de tornar essa comunicação mais efetiva e potencializar o número de inscrições, a SporTI envia uma cartilha antes do início das inscrições para orientar os responsáveis nessa divulgação. Para evitar um grande número de W.O – , que prejudica o andamento das competições -, comunicados diários foram enviados pelos gestores dos Jogos aos inscritos, com orientações sobre as partidas e o andamento das competições. O engajamento dos envolvidos na organização do evento é de extrema importância para o sucesso dos jogos.

Verificação dos requisitos

As edições da competição de jogos eletrônicos da ANEC contaram com até 8 modalidades cada, várias instituições participantes e, na primeira edição, a competição contou ainda com duas fases, a nacional e a escolar. Nessa perspectiva, percebemos que seria preciso um trabalho minucioso na verificação dos vencedores. 

Ocorreram situações que não eram compatíveis com os requisitos estabelecidos nos regulamentos e foi necessário que criássemos critérios de impugnação para tornarmos os resultados mais justos. Algumas situações encontradas que dificultou a verificação dos requisitos foram:

– Muitos participantes se identificaram como alunos de instituições que não os reconheceram.

– Participantes que não estavam matriculados em nenhuma instituição associada.

– Participantes que não identificaram a instituição que estavam matriculados.

– Participantes que se inscreveram e não participaram dos jogos, provavelmente porque leram o regulamento após a inscrição e não preenchiam os requisitos de participação ou pelo evento ser gratuito para os alunos, eles fizeram a inscrição e não deram devida atenção às datas previstas para os jogos.

Pensamos que, para as próximas edições, algumas melhorias  podem ser realizadas, como a inclusão de um campo na inscrição onde os participantes possam inserir a instituição que estão matriculados. Além disso, antes do início das partidas, é importante que os gestores de cada instituição façam a verificação dos seus alunos. Assim, reduzimos as questões acerca  dessa necessidade ao final do evento, agilizando a entrega dos prêmios.

Assim, diante de tantos desafios, salientamos a importância do pós evento. Desafios sempre vão acontecer, mas é necessário que sejam analisados, discutidos e registrados para se tornarem lições aprendidas para os próximos eventos. 

Nossa sociedade está cada vez mais conectada! 

Então conte com a SporTI para incrementar a didática da sua instituição incluindo os e-sports e prepare a sua escola para o futuro!

Entre em contato para saber mais!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar