Eventos esportivos

Como pedir patrocínio para evento esportivo: 6 passos para obter sucesso!

Para organizar um evento esportivo de sucesso, fechar com bons patrocinadores é fundamental! Eles trazem visibilidade, legitimidade e, de quebra, ajudam você a alcançar os resultados que deseja! Ainda não sabe muito bem como você pode pedir patrocínio para evento esportivo? O artigo de hoje é para você!

Aqui mostraremos como analisar o perfil do público, como demonstrar o que você tem para oferecer aos patrocinadores, como encontrar as pessoas certas e como traçar estratégias para fechar várias negociações!

Acompanhe e saiba como captar patrocínios para o seu evento esportivo!

6 passos para otimizar os resultados ao pedir patrocínio para evento esportivo

1. Antes de mais nada: planeje tudo

Aqui no blog nós já falamos sobre as primeiras etapas da realização de um evento. Caso você ainda não tenha lido, clique aqui! Este post ensinará você como planejar tudo em 10 passos para garantir que o seu evento esportivo seja muito bem-sucedido.

Para não interromper o seu aprendizado sobre os patrocínios, porém, nós vamos resumir os dois principais pontos deste post aqui: objetivo e público-alvo. Todo evento esportivo ou competição deve partir desses dois fatores. 

Afinal, seu objetivo será o norte de todas as suas ações e o seu público-alvo determinará como tais ações serão colocadas em prática. Aliás, o perfil dos participantes do evento diz muito sobre o perfil dos patrocinadores que você deve procurar. E isso nos leva ao nosso próximo tópico!

2. Identifique muito bem o seu público-alvo

Como o spoiler acima já anunciou, os seus patrocinadores devem ser compatíveis com o público do seu evento esportivo. O esporte tem a capacidade de promover e transformar uma marca em um grande sucesso ou um grande fracasso, então tenha o cuidado de encontrar nos seus patrocinadores os valores que você defende e acredita. 

Se a sua competição vai ter perfil de base, por exemplo, seria bom ter um patrocinador que busque interessados em adquirir produtos para crianças ou adolescentes. Assim você conecta o patrocinador a oportunidades de negócios e garante um bom investimento.

3. Invista em produtos para divulgar a marca do patrocinador

Agora que já sabe qual é perfil ideal do seu patrocinador, você precisa saber quais serão as suas contrapartidas para convencê-lo de que este será um bom investimento. Ou seja, você precisa mostrar o que pode oferecer em troca do patrocínio no seu evento. 

Ao pedir patrocínio para um evento esportivo você pode, por exemplo, oferecer a exposição da marca em placas, backdrops, camisas, telões, materiais de divulgação no site e nas redes sociais do campeonato. Tente sempre usar a criatividade para proporcionar mais vantagens do que o os seus concorrentes e você já sairá na frente.

Para demonstrar todas essas propostas aos patrocinadores e fazer com que os olhos deles brilhem, você precisará de um media kit. Esse tipo de documento é um material muito importante para que os produtos que serão oferecidos fiquem claros para quem está apoiando a competição. 

Ele deve ter, em um formato visualmente atrativo, tudo o que você pretende entregar, como você quer fazer isso, o que é o evento — incluindo todos os detalhes sobre os custos, as atrações, os locais de realização e as datas — e qual é o seu público. Prepare um media kit bem limpo, bonito e fácil de entender. 

Com esse documento em mãos, vamos para a parte mais importante: a estratégia de captação! Acompanhe!

4. Trace uma estratégia para pedir patrocínios

Antes de dar o próximo passo, monte a sua lista de desejos. Ou seja: coloque em ordem de prioridade os patrocinadores que você deseja captar. Assim, você gasta mais energia com quem faz mais sentido para você. Qual é o patrocinador dos seus sonhos?

A estratégia de captação deve ser traçada de acordo com o perfil do patrocinador, dos produtos disponíveis e dos meios que você dispõe para essa prospecção e captação. Isto é, como você pretende abordar esse patrocinador? 

Caso seja por e-mail, por exemplo, envie um material completo e aprofundado, como o media kit que citamos acima. Não se esqueça de incluir nele os seus objetivos e de mostrar, com ênfase, por que é interessante para o patrocinador que ele invista no seu evento. 

A estratégia envolve um contato presencial ou por videochamada? Certifique-se da disponibilidade dos patrocinadores para conversar com você antes de “chegar chegando”!

A abordagem será por uma rede social? Faça um conteúdo mais resumido, mais ágil, que chame a atenção para um outro momento em que você poderá detalhar melhor os planos para o seu evento esportivo. Desenhe as estratégias de acordo com os canais que você usará para prospectar os parceiros. 

Por fim, tenha em mente que a captação de patrocinadores pode ser feita antes, durante e após o evento. Alguns patrocinadores podem entrar somente na abertura, outros mais para o final de um campeonato, por exemplo. Isso vai variar conforme as necessidades do patrocinador. Baseie a sua prospecção e captação nisso também!

5. Crie métricas que mostrem o resultado entregue aos patrocinadores

O patrocínio deve ser visto como uma relação ganha-ganha: o seu evento ganha e o seu patrocinador também. Se o patrocínio só for bom para um dos lados, a parceria certamente não durará muito tempo.

Você deve monitorar e ter as entregas organizadas: use um check-list para mostrar os resultados. Você ainda pode montar uma apresentação ao final do evento para mostrar tudo o que foi entregue aos patrocinadores. 

Assim, você demonstra que cumpriu tudo o que foi proposto, demonstra organização e já pode conversar sobre a renovação do contrato com o patrocinador. 

Um patrocinador bom é aquele que entra no começo do seu projeto e dá continuidade a ele, ampliando os investimentos e ajudando você a otimizar os resultados! Isso nos leva à nossa última dica! Confira!

6. Venda somente o que você consegue entregar

Para que você não corra o risco de queimar o filme com os patrocinadores logo na primeira oportunidade de parceria, aja com toda a cautela do mundo! Não prometa coisas que você não consegue fazer. 

Seja transparente e ofereça o que você tem ou o que planeja ter em um futuro breve. Se estiver em dúvida de que vai dar tempo, não prometa. A verdade é fundamental para conseguir manter a confiança e as portas abertas para a renovação dos patrocínios.

Seja realista e, caso seja surpreendido positivamente em algum aspecto, deixe isso bem claro na demonstração de resultados ao final do evento. Transforme o sucesso do patrocinador com o seu evento em um case de sucesso para ajudar você a conquistar outros patrocinadores maiores! 

Neste post vimos que pedir patrocínio para evento esportivo é uma ação que requer planejamento e estratégia. Atirar para todos os lados sem conhecer seu público, sem saber como abordar os possíveis patrocinadores e sem ter contrapartidas ou foco em resultados será um enorme tiro no pé. 

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