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QUAL É A RELAÇÃO DE GRANDES MARCAS COM OS ESPORTES ELETRÔNICOS?

Esportes eletrônicos atraem grande público no Brasil e no mundo.

Os jogos eletrônicos passaram a fazer parte do cotidiano do brasileiro, e se você está lendo esse texto há uma grande chance de você ter pelo menos um game baixado em seu smartphone. Além disso, segundo a Pesquisa Game Brasil 2021, realizada pela agência de pesquisa Sioux Group, em parceria com a Game XP e a Blend New Research, o Brasil conta atualmente com cerca de 82,7 milhões de jogadores, sendo que 73% deles jogam pelo menos uma vez por semana.

O cenário no Brasil tem crescido significativamente nos últimos anos, onde movimentou mais de 13 bilhões de reais em 2022, segundo dados da consultoria Newzoo. E não fica por aí, a pesquisa mostrou que o país é o terceiro maior mercado de jogos eletrônicos do mundo em número de jogadores, ficando atrás apenas da China e Estados Unidos.

Mas o que grandes marcas como Ambev, Globo e Banco do Brasil têm a ver com isto? Não é difícil entender o por que, afinal, a indústria global de bilhões de dólares possui milhões de fãs em todo o mundo, além, disso, e as marcas estão cada vez mais percebendo o enorme potencial de marketing que isso representa.

Os esportes eletrônicos oferecem às marcas oportunidades únicas de se conectarem com um público cada vez mais diverso e engajado. As marcas que conseguem estabelecer uma presença forte no cenário dos esportes eletrônicos têm a chance de construir relacionamentos duradouros com essa audiência.

Outro fator que torna os esportes eletrônicos tão atraentes para as marcas é a natureza altamente compartilhável desses eventos. Os fãs de eSports são conhecidos por serem muito ativos nas redes sociais, compartilhando conteúdo e engajando-se em discussões e debates. Significa que as marcas que patrocinam eventos de eSports têm a oportunidade de alcançar uma audiência muito mais ampla do que apenas aqueles que assistem ao evento ao vivo.

Preparamos um texto especial para você possa compreender ainda mais o impacto que os esportes eletrônicos tem na vida das pessoas e das marcas.

Boa leitura!

Saiba três motivos pelos quais grandes corporações vem investindo no mercado gamer:

Reconhecimento de marca:

Os jogos eletrônicos podem ser um caminho divertido e envolvente de apresentar sua marca a um público amplo. E as empresas podem se envolver de diversas maneiras como por meio da promoção de eventos e competições, patrocínios e parcerias, oferecendo brindes exclusivos, experiências exclusivas e promoções especiais. Ao se inserir neste universo, as empresas podem alcançar um público amplo e altamente engajado contribuindo para aumentar e melhorar a exposição da marca ou produto.

Promoção de valores da empresa:

Pode ser uma maneira de comunicar e promover os valores e visão da empresa, como sustentabilidade ou responsabilidade social corporativa. Isso pode ajudar a criar uma imagem positiva da empresa na mente dos consumidores.

Engajamento do consumidor:

Os games podem ajudar a aumentar o envolvimento dos consumidores com a marca e a criar uma conexão emocional com ela. Os jogos podem ser usados ​​para promover produtos e serviços da empresa, incentivando os jogadores a interagir com a marca de uma forma única.

Marcas que investem no eSports:

Ambev

Com intuito de promover um de seus produtos, o energético Fusion, a competição, denominada Fusion Capudo Cup, foi realizada de forma totalmente online e o jogo escolhido foi o Free Fire. O game é considerado altamente democrático por funcionar em quase todo smartphone. As inscrições foram gratuitas e contaram com 7.732 inscritos, de 892 cidades de todo o Brasil, em apenas 90 horas.

E não ficou por aí, a final foi um verdadeiro evento e contou com transmissão ao vivo no Youtube. Participaram da live grandes nomes dos esportes eletrônicos como jogadores da Loud e Black Dragons, além de shows especiais dos artistas Djonga, Mc Hariel e Mc Kevin o Chris. A transmissão já conta com mais de 110 mil visualizações na plataforma. Os vencedores levaram para casa diversas premiações.

Rede Globo

https://globoplay.globo.com/v/11013538/

Dessa vez a competição foi realizada de maneira híbrida, a classificatória foi totalmente online e a final foi um evento presencial em Ribeirão Preto. Os jogos escolhidos para o Arena Intergames foram o Free Fire, League of Legends, FIFA e o EFootball.

A experiência do presencial atraiu mais de 10 mil pessoas e contou com diversas atrações musicais, espaços para jogos eletrônicos e de tabuleiro, desfiles de cosplays, palestras, ativações de marcas e muito mais.

Banco do Brasil

Apresentado pelo Banco do Brasil, o São Paulo Jogos de E-Sports é uma competição voltada para estudantes da rede pública ou privada do estado de São Paulo. O torneio foi híbrido e nas primeiras fases alternou entre etapas onlines e presenciais na capital e no interior paulista.

A final foi um evento com mega estrutura em um palco que se tornou ícone das grandes competições de eSports no Brasil: Ginásio Ibirapuera. Os vencedores das modalidades de FIFA, Free Fire, Just Dance e Tom Clancy’s Rainbow Six levaram para casa diversas premiações em dinheiro e produtos.

Cenário Gamer

O universo gamer é diverso e cheio de oportunidades, já que é o elemento principal que compõem a cultura geek, que é caracterizada por ser uma subcultura de pessoas apaixonadas por tecnologia, games, quadrinhos, filmes, séries de TV, ficção científica, fantasia, entre outros. A cultura geek tem crescido ao longo das últimas décadas, e os jogos eletrônicos têm sido uma das principais impulsionadoras desse movimento. Dentro da comunidade geek, além dos gamers, existem muitas subculturas e formas de entretenimento que podem ser exploradas em eventos presenciais.

  • Jogos de tabuleiro e Cartas e RPG: Nem só de jogos eletrônicos vive a comunidade, muitos geeks também gostam de jogos de tabuleiro e jogos de cartas colecionáveis, como Magic, Yu-Gi-Oh! e Pokémon.
  • Cosplay: Há um grande público que gosta de se fantasiar como seus personagens favoritos de jogos, filmes e quadrinhos, criando trajes elaborados e impressionantes Nos eventos gamers, os cosplays roubam a cena com desfiles e competições.
  • Streaming e criadores de conteúdo: Muitos geeks gostam de assistir streamers jogando, bem como de criar seus próprios vídeos e conteúdo relacionado a jogos eletrônicos. Nos eventos online são indispensáveis e nos presenciais ajudam bastante no elcance e engajamento.
  • Convenções, palestras e feiras: Existem muitas convenções e feiras de jogos eletrônicos em todo o mundo, onde os fãs podem participar de experiências únicas se reunindo para jogar, assistindo torneios, conhecer ídolos dos esportes eletrônicos, trocar conhecimento e comprar produtos relacionados.

Conclusão

Por fim, as marcas estão investindo cada vez mais no cenário dos esportes eletrônicos por causa do enorme potencial de marketing que isso representa. Com um público jovem e engajado, a natureza social e compartilhável dos eventos trazem oportunidades de envolver e construir relacionamentos duradouros entre marcas e clientes.

Mas não vá achando que é tão simples, é importante lembrar que o público dos eSports é altamente exigente e crítico, e as empresas patrocinadoras devem abordar essa audiência de maneira autêntica e respeitosa.

A SporTI tem a enorme satisfação de ter participado diretamente do desenvolvimento e operação das mais diversas experiências envolvendo jogos eletrônicos com empresas de pequeno, médio e grande porte.
Organizar uma competição de jogos eletrônicos requer uma equipe com conhecimento do cenário gamer, para planejar, criar regulamentos, cuidar das regras e tomar as melhores decisões. Além de tudo precisa contar com tecnologia para garantir o andamento do torneio, através de inscrições, marcações de partidas, gerenciamento de tabelas e transmissões. E é aí que a SporTI entra em campo, ou melhor dizendo, no game. Possuímos tecnologia necessária e equipe totalmente especializada no eSports pronta para fazer sua marca embarcar neste universo proporcionando grandes experiências para seus clientes e ótimos resultados para sua organização.

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