E-Sports

5 Dicas de como organizar uma competição de esportes eletrônicos

Mais do que diversão e interação com os amigos, os jogos eletrônicos têm atingido projeções gigantescas de sucesso e faturamento. E não para por aí, esse cenário de ascensão, foi impulsionado pela pandemia e pelos lançamentos dos consoles de última geração, o PlayStation 5 e o Xbox Series X|S, no final de 2020, e geram uma expectativa, segundo relatório da PwC da Austrália, de crescimento de 7,5% ao ano até 2025.

E se pensa que essa projeção não chegará no Brasil, está enganado! O mercado brasileiro está se aproximando cada vez mais dos esportes eletrônicos. 

Hoje em dia é possível encontrar centros de treinamento para gamers, patrocinadores e muita audiência, já que o Brasil está em 3º lugar no ranking de maiores torcidas e-sports do mundo, atrás somente da China e EUA.

Além disso, os esportes eletrônicos, multigames e 100% online tem se tornado uma tendência nas Instituições de Ensino, que tem o propósito de manter a motivação esportiva na nova realidade causada pela pandemia, bem como acompanhar a atual geração de alunos com o avanço das diversas tecnologias. Desta forma é possível inovar e sair na frente em relação às atividades desenvolvidas pelas instituições de ensino no Brasil e ainda contribuir para a formação humanística dos alunos, (re)aproximando alunos, pais, professores e colaboradores das instituições de ensino.

Se chegou até aqui é porque não quer perder a chance de faturar com essa onda digital, então preparamos para você 5 dicas de como organizar uma competição de esportes eletrônicos!

Vamos lá!

1-    Organização é o ponto inicial e crucial

Pode até parecer óbvio, mas definir algumas características do campeonato ou torneio são extremamente importantes para o seu sucesso.

Existe uma variedade de tipos de esportes eletrônicos sendo praticados pelo mundo e consequentemente temos um público alvo para cada um. Temos games online, jogos para computador, Xbox ou Playstation e muitos outros. Você pode sim, escolher apenas um ou vários do mesmo segmento.

Com as modalidades escolhidas, é fundamental definir o público alvo, se serão apenas jogadores profissionais ou se será misto. No caso das Instituições de ensino, se serão apenas alunos ou se pais, professores e colaboradores também poderão participar.

Outras características de organização também devem ser pensadas nesse momento, como por exemplo, a duração do campeonato, regras, premiações e etc.

2-    Invista em um plano de Marketing e Divulgação

O item que falamos anteriormente se torna crucial para iniciar qualquer competição pois é a partir dele que conseguimos passar para a segunda dica. Sem uma divulgação eficaz, o seu público alvo pode acabar não tendo conhecimento do evento ou não se interessar em participar.

Para divulgar qualquer evento e não seria diferente em um evento eletrônico, é preciso saber quais as redes sociais mais utilizadas pelo público, a linguagem a ser usada, o que seria atrativo e aumentaria o número de participantes e se é possível também conseguir parcerias com gaming influencers para divulgar o evento.

3-    Ofereça transmissão on-line das partidas

Como falamos no início deste texto, a audiência em esportes eletrônicos existe e é muito grande.

Independentemente do tamanho ou público alvo do torneio, sempre teremos pessoas que querem acompanhar as disputas e premiações, por isso é interessante oferecer a transmissão on-line das suas competições com narrador, overlay, máscara de conteúdo, comentaristas, convidados, testemunhal e conteúdo exclusivo para patrocinadores

4-    Os diferenciais conquistam!

Além de ferramentas básicas para os participantes da competição, você deve atender a outras expectativas para trazer ainda mais retorno financeiro para o seu negócio. Alguns diferenciais para a organização da competição são:

Sites personalizados para a competição e para cada equipe ou player participante

Pagamento das inscrições on-line, facilitado por boleto e cartão.  

Envio de notificações a cada atualização para os players envolvidos nas disputas

Espaço exclusivo para patrocinadores do evento fazerem sua própria divulgação

A ideia aqui é pensar fora da caixa e trazer a melhor experiência para todos os envolvidos na competição. 

5-    Tenha uma Plataforma completa para a gestão do evento

Pronto para realizar o seu campeonato de games?

A última e melhor dica é que sua gestão pode ser ainda mais eficiente se contar com uma plataforma que atende todas as dicas que demos no texto!

E a Plataforma SporTI faz isso para você! Nossa solução é completa e te ajudará a promover torneios on-line ou presenciais de sucesso, para gamers de FIFA, PES, Free Fire, NBA 2K, QUIZ, Xadrez e muito mais.

Você terá em suas mãos e em um único lugar o controle financeiro, administrativo e técnico do seu evento. Conte com a gente para aproveitar essa evolução e realizar toda a operação dos seus torneios de jogos eletrônicos.Acesse o nosso site e conheça todas as soluções que temos para te ajudar na gestão do seu negócio esportivo.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar