E-SportsEscolas de EsportesEsportesEventos esportivosGestão esportiva

Identidade e negociação: porque o conteúdo institucional é importante e como criar

Ser gestor de uma organização esportiva não é uma missão fácil! São muitos os itens a serem organizados, e para isso é preciso que seja feito um bom planejamento.

Nesse sentido, conquistar parcerias e patrocínios se torna uma das tarefas essenciais para o sucesso e rentabilidade de todas as ações do planejamento. Mas como conseguir patrocinadores?

Antes de mais nada, você deve desenvolver um conteúdo institucional completo, objetivo e que tenha os itens necessários para atrair os parceiros e patrocinadores ideais. Por meio deste conteúdo, você agrega ainda mais profissionalismo para a sua proposta, dando o devido valor para sua organização esportiva ou evento.

Muitos gestores esportivos acreditam que não precisam ou por medo de causar uma má impressão, deixam de trabalhar devidamente o conteúdo institucional da sua organização.

Por isso, no texto a seguir, vamos falar mais sobre o conceito de conteúdo institucional, esclarecer sua importância e dar algumas dicas para você, gestor esportivo, construir esse tipo de material de forma persuasiva.

Vamos lá!

  • O que é conteúdo institucional?

Como já introduzimos, conteúdo institucional nada mais é do que uma apresentação da identidade da sua marca, que pode ser feita através de diferentes formatos, com textos, imagens, fotos, vídeos, artigos, postagens, banners e até grandes exposições. Através desta apresentação você deve mostrar de forma prática e transparente qual o valor, as missões e os objetivos do seu negócio. Ela é o ponto de partida para que um patrocinador queira fazer um investimento e mais do que isso, atrele a marca dele ao seus eventos esportivos, projetos, ligas e etc. 

  • Por que ele é tão importante?

Gestores de grandes empresas são bem antenados e costumam ser rigorosos na escolha de quais organizações e eventos vão investir seu capital e gerar retorno para o seu negócio. Eles têm interesse em conhecer muito bem as organizações e sua reputação no mercado, afinal, toda negociação será baseada nos benefícios que terão ambos os lados, e tudo deve ser feito de forma planejada, organizada e profissional.

Sabendo dessa importância, fizemos uma lista de 4 dicas para que você consiga montar um conteúdo institucional bacana e sua proposta seja irrecusável!

1- Pense como seu patrocinador!

Pensar como o outro.Talvez essa seja a dica primordial para qualquer tipo de gestão, não é mesmo? Mas no mercado esportivo essa tarefa é muito importante pois lidamos com grandes decisões, capital de investimento e experiências. Os patrocinadores sempre buscam investimentos que tenham o menor número de riscos possíveis e se você fizer esse exercício de pensar como eles, não irá medir esforços em apresentar da melhor maneira sua organização esportiva. Isso inclui desde o bom design e objetividade do material até qual será a proposta de patrocínio.

2- Como seu concorrente pode te ajudar?

Pode até parecer estranho, mas seus concorrentes podem ser seus amigos e te ajudar no crescimento da sua organização esportiva! Mas como?

Se você analisar a fundo seus concorrentes, você conseguirá parâmetros importantíssimos para suas decisões como: “O que eles oferecem?” “O que posso melhorar na minha organização?” “Quais são os meus diferenciais?”

Kit de Modelos Notas OficiaisPowered by Rock Convert
Banner Como Conseguir Patrocínio SporTI _ Patrocínio EsportivoPowered by Rock Convert

É claro que o segredo está em fazer essa pesquisa, mas também em como utilizar esses dados. Os diferenciais, você deve deixar bem claros no conteúdo constitucional para aumentar ainda mais a reputação do seu negócio nas redes sociais ou no seu site e os pontos de melhoria devem ser trabalhados o quanto antes.

3- Fale sobre a experiência da sua organização

Desde o primeiro contato com o patrocinador, demonstre credibilidade, profissionalismo e eficiência, pois essas são características que vão ajudar e muito na negociação.

Para isso, apresente seus melhores cases e quem são as pessoas que estão no comando da organização.

Afinal, qual patrocinador não vai ficar interessado em investir em uma organização experiente e reconhecida? Você transmite segurança e eles passam a confiar no sucesso do seu trabalho.

Nunca distorça informações ou qualquer coisa para impressioná-lo. A falta de honestidade pode acarretar má reputação da empresa e dificultar futuros processos de patrocínio.

4- Apresente dados sobre o evento e sua e vantagens do investimento

Pode parecer bobagem, mas você não deve deixar de informar na sua apresentação, por exemplo, a data, horário, atrações, local escolhido para a sua ação, perfil e estimativa do público e participação da imprensa. São informações importantes, que interessam às empresas e são essenciais para ajudar a definir a decisão do patrocinador. 

Mostre para o patrocinador quais as vantagens do investimento na sua organização, de preferência através de números. Você pode separá-los por categorias que variam de acordo com o valor do investimento, se os benefícios incluem a divulgação de produtos, aumento no número de vendas, novos clientes ou buzz no mercado. 

Caso não seja possível o investimento financeiro por parte de alguns patrocinadores, você pode oferecer outras opções de recursos como brindes, impressão de material gráfico ou até mesmo divulgação em veículos de comunicação.

Uma ótima forma de levar experiência ao consumidor é através do patrocínio ao esporte, então utilize isso ao seu favor. 

Faça o patrocinador pensar que precisa fazer parte do seu evento ou organização esportiva!

Depois dessas dicas preciosas, esperamos que você consiga elaborar uma apresentação de projeto eficiente e personalizada. Seja objetivo, direto e apaixonante e pode ter certeza de que o esforço será reconhecido.

Conte com SporTI para tornar a sua gestão ainda mais leve. Através das nossas soluções tecnológicas você otimiza várias atividades operacionais e ganha mais tempo para as demandas estratégicas e lucrativas.

Acesse o nosso site e confira as soluções tecnológicas para sua organização esportiva!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar