Gestão esportiva

10 Dicas para começar uma organização esportiva do ZERO.

Começar uma organização esportiva do zero requer muita atenção com diversos detalhes importantíssimos. É necessário ter tempo e paciência para organizar e preparar tudo com antecedência e não se esquecer de nada.

Se você está na dúvida de como começar a organizar uma esportiva, fique tranquilo! Neste blog post nós mostraremos 10 dicas para você começar uma organização esportiva do zero.

Boa leitura!

Dicas para começar uma organização esportiva

1 – Conhecer as leis e fazer o planejamento 

Antes de começar a desenvolver o planejamento é preciso conhecer as leis que regem as organizações esportivas. A Lei Pelé (Lei 9.615) é a principal delas, com o intuito de garantir os direitos da profissionalização do esporte. A Lei possui diversos artigos que precisam ser levados em consideração na hora de elaborar o planejamento de uma organização esportiva.

O planejamento estratégico esportivo é uma das partes mais importante, pois é através dele que serão definidos os objetivos, metas, projeções e estratégias de curto, médio e longo prazo. 

Utilizando essa ferramenta é possível você ter uma visão mais clara de como desenvolver as atividades para alcançar com êxito tudo o que foi definido. Assim, se acontecer algo inesperado também há a possibilidade de realinhar as atividades para que as definições e projeções não se percam.

2 – Plano de Marketing

O plano de marketing te ajudará a entender diversos pontos da sua organização e com ele, você terá alguns direcionamentos necessários. Desenvolver esse planejamento fará com que você tenha que produzir alguns itens importantíssimos como: criar a identidade visual da sua organização, produzir um mídia kit para captação de patrocinadores e parceiros, definir quais redes sociais serão utilizadas, ter um cronograma de conteúdo, definir o público-alvo, entre outras informações necessárias. 

3 – Equipes de trabalho 

Uma organização esportiva é uma empresa e precisa ser gerida como tal, por isso, definir e dividir os cargos corretamente é importante. Cabe ao responsável da organização nomear os profissionais responsáveis de cada setor. 

Caso entenda que é necessário, pode-se contratar uma empresa especializada em gestão esportiva. Com o intuito de gerenciar e desenvolver soluções que facilitem o trabalho do responsável pela organização. 

4 – Ter um estatuto 

Assim como o regulamento, o estatuto é muito importante, pois nele há informações básicas e descrições de itens obrigatórios como: premiação, categorias, requisitos para inscrição, punições, irregularidades não permitidas, período de realização do evento, local, modelo de disputa, quem pode participar, limite de inscritos por equipes em competições coletivas, uniformes dos participantes, entre outras informações necessárias.

Ele precisa ser documentado e compartilhado com os envolvidos, para que todos tenham conhecimento de tudo o que está escrito. Sendo assim, é possível evitar alguns atritos, já que todos saberão o que é ou não permitido. 

5 – Calendário organizado

Um calendário organizado é fundamental para a realização de eventos da sua organização esportiva. Ele ajuda a saber quantas datas são necessárias para a realização de eventos e os dias que estão disponíveis para que o evento seja realizado.

Para ter um calendário organizado e de fácil acesso nada melhor do que poder contar com uma plataforma para isso. Ela ajuda a manter e publicar seu calendário de eventos integrado ao dos seus associados, atraindo mais clientes, atletas e equipes. 

6 – Tecnologia para marketing, comunicação e gestão

A tecnologia é uma ferramenta muito utilizada em diversas áreas, e no esporte não é diferente. Com ela é possível ter diversas informações o tempo todo na palma da mão. O esporte e a tecnologia unidos, facilitam muito a gestão de negócios esportivos, pois é através de sites, app exclusivos e plataformas de gestão que você tem o controle de tudo o que está acontecendo e do que precisa ser feito para ter mais êxito na sua organização.  

Confira algumas ferramentas gratuitas que podem te ajudar no dia a dia: Trello, Canva, Mailchimp, WordPress, entre outras. Com essas ferramentas você não precisa investir muito e elas te ajudarão a ter bons resultados.

7 – Boa comunicação com os envolvidos

Ter uma boa comunicação com os envolvidos é importante para evitar ruídos ou falhas nos comunicados. É necessário que todos saibam o que acontece na organização e quais são os caminhos que precisam ser seguidos para conseguirem atingir os objetivos traçados.

8 – Gestão Financeira

Uma boa gestão financeira é uma parte fundamental para o crescimento das organizações esportivas. Com um sistema de recebimento de pagamentos online fica mais fácil de gerenciar as contas. E garantir o bom funcionamento da organização, podendo ser ainda mais lucrativa.  

Além disso, é possível realizar o recebimento de mensalidades, matrículas e eventos de maneira totalmente online, por cartão de crédito e boleto bancário. Gerando mais comodidade e segurança para os atletas, pais e dirigentes na gestão dos pagamentos.

9 – Projetos de lei de incentivo ao esporte  

Os  projetos de lei de incentivo ao esporte são uma boa alternativa para quem quer investir no esporte, ela permite ao invés de pagar impostos, as empresas invistam em modalidades e organizações esportivas. É preciso elaborar, cadastrar e apresentar o projeto antes de colocá-lo em prática.

Além disso, é preciso ter a documentação em dia, buscar empresas e pessoas para apoiar e realizar projetos financiados pelas leis municipais, estaduais e federais de incentivo ao esporte. 

10 – Utilizar uma Plataforma Personalizada de Gestão e Marketing Esportivo

Para gerir uma organização esportiva é necessário muito tempo e investimento, e ninguém quer perder nenhum dos dois né? É por isso que, uma boa solução é contar com uma Plataforma de gestão, desta forma é possível compartilhar estatuto, calendário de eventos, gerir seus recursos financeiros, entre outras atividades, tudo isso em um único lugar. 

Não precisa se preocupar em anotar tudo no papel ou fazer diversas planilhas, com a Plataforma SporTI você terá tudo na palma da mão. Agora você já sabe como criar uma organização esportiva, chegou a hora de tirar do papel!

Acesse o nosso site e conheça as diversas soluções que temos para facilitar o seu trabalho nos negócios esportivos!  

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar