Eventos esportivos

Tecnologia e esporte: como essa união facilita a gestão de competições

A tecnologia é a melhor aliada dos gestores de competições esportivas e nós vamos te mostrar o porquê.

O gestor de uma competição esportiva deve saber gerenciar o próprio tempo com muita destreza. Afinal, ele precisa dar conta de muitas coisas e as decisões tomadas por ele impactam no trabalho de muitas pessoas. Com tantos detalhes e tarefas a cumprir, unir tecnologia e esporte pode ser a melhor estratégia para facilitar a organização de um evento. 

No blogpost de hoje nós mostraremos como os recursos tecnológicos podem ajudar no trabalho de um gestor de competição esportiva.

Boa leitura!

4 pontos que provam como a soma entre tecnologia e esporte resulta em sucesso  

1. Na gestão financeira

Saber quanto dinheiro está entrando com as inscrições, transferências de atletas e patrocinadores e como esse montante está disponível para o fluxo de caixa é uma das atividades mais importantes para todos os tipos de negócios esportivos.

No entanto, para muitos gestores, o aspecto financeiro pode ser um desafio enorme! Nesse sentido, a tecnologia pode ajudar bastante. 

Ter essas informações atualizadas através de uma plataforma de gerenciamento de competições, que trabalhe de forma integrada com a gestão de atletas e a gestão financeira, permitindo que os pagamentos sejam recebidos por cartão de crédito e boleto bancário além do dinheiro, simplifica muito o processo como um todo.

Consequentemente, o trabalho gestores também se torna mais fácil. Já parou para pensar como seria a realidade das competições sem perdas financeiras por inadimplência ou mesmo por falta de planejamento?

Além disso, nada será deixado de lado, tudo é registrado e computado, dando aos responsáveis financeiros o controle integral dos recursos disponíveis. Assim, as decisões sobre investimentos ou correções de rota podem ser feitas com segurança.

Assim, o gestor poderá ter mais controle do dinheiro que entra em caixa e ver como os recursos estão sendo utilizados por meio dos relatórios financeiros gerados automaticamente. Isso significa que os organizadores da competição terão mais tempo para fazer análises e decisões estratégicas e centralizar o trabalho operacional na tecnologia.

2. Na gestão de patrocinadores 

Conquistar e, sobretudo, manter os patrocinadores é um trabalho extremamente importante e também desafiador.

Primeiramente, o patrocinador não pode ser visto apenas como dinheiro, ele é um parceiro no evento e precisa ter retorno pelo seu investimento. 

Tendo essa ideia em mente, um dos maiores objetivos de unir tecnologia e esporte em uma competição é reduzir o tempo que os gestores gastariam com processos manuais para que possam dar mais ênfase no relacionamento com os patrocinadores da competição.

Este tipo de planejamento estratégico permite que o evento tenha mais visibilidade, atraindo mais atletas e até mesmo mais patrocinadores interessados. É uma relação de causa e efeito direta.

Poupar o tempo de trabalho com procedimentos administrativos é a melhor maneira de garantir que um gestor possa ter oportunidades de negociar e fechar acordos com mais parceiros. 

Um outro benefício que a tecnologia aplicada ao esporte traz é a abertura de novos canais de divulgação do patrocínio. Através das páginas das equipes e atletas, as organizações esportivas podem oferecer mais espaço e retorno para seus patrocinadores.

Saiba mais sobre isso no próximo tópico!

3. Na divulgação da competição

Atualmente, quem não está na internet quase não existe. Portanto, existe a necessidade de apostar em uma produção de conteúdo que esteja voltada para o ambiente digital. Essa é uma das melhores maneiras de obter visibilidade para o torneio, de encontrar o público-alvo da competição e de conquistar os patrocinadores que ajudarão a realizar o evento.

Assim, a união entre tecnologia e esporte pode se dar através de ferramentas de marketing digital: com elas, o gestor poderá maximizar o seu alcance e entregar algo de valor para as pessoas que podem ter interesse na sua competição. 

É possível optar por estratégias em sites ou nas redes sociais para divulgar seu trabalho, o próximo campeonato ou até a entrada de um patrocinador. O importante é que a marca esteja visível para o mercado esportivo.

Também é possível ir além e utilizar um app desenvolvido exclusivamente para a competição para divulgar conteúdos e estabelecer uma comunicação mais direta com equipes, funcionários ou patrocinadores.

4. Na gestão dos participantes do evento

Já pensou fazer inscrições em um caderno ou ter que coletar manualmente informações de cada atleta e, depois, ter que recorrer aos papéis para consultar qualquer dado? Soa como um pesadelo, né?

Por isso, uma das melhores soluções que a tecnologia no esporte oferece é o gerenciamento das pessoas e das equipes que participarão da competição. 

Algumas plataformas de gestão de campeonatos oferecem informações sobre os gols marcados, classificação, números de partidas disputadas e todo o histórico do atleta. 

Isso dá transparência para atletas sobre os desempenhos na competição e, inclusive, gera a oportunidade de avaliar como é o índice dos adversários. Ela também serve de mensuração para tarefas de scout da sua equipe.

Saiba mais, no próximo tópico, sobre como a junção de tecnologia e esporte pode ajudar seus diferentes públicos.

Para atletas e demais profissionais

Em plataformas completas de gestão de competições, os atletas podem ter acesso a uma série de informações. Algumas delas são:

  • as estatísticas gerais do jogo;
  • gols marcados;
  • número de vitórias;
  • evolução durante o campeonato;
  • dados pessoais de cada atleta;
  • dados da equipe em que estão jogando.

Para os que estão participando de campeonatos de mais de uma modalidade esportiva, o acesso a todo o seu histórico esportivo é garantido em plataformas como a da SporTI. Tudo está disponível diretamente na página do atleta.

Escala de árbitros, folhas de pagamento e envio das súmulas. Todo o gerenciamento dos profissionais que estão auxiliando a competição também pode ser mais simples através da tecnologia.

Outra facilidade que a plataforma oferece é a comunicação direta e atualizada com os atletas e profissionais. Notificações são enviadas com as novas datas de jogos, estatísticas e notícias sobre o que está acontecendo no campeonato.

Desta maneira, o tempo de quem se dedica à gestão esportiva é otimizado, uma vez que os processos manuais passam a ser automatizados. Assim, outras atividades podem receber toda a atenção que demandam.

Para equipes

As soluções para as equipes visam tornar os procedimentos de transferência mais rápidos e transparentes. Em vez de ter um processo longo e repleto de documentos em papel, os times podem fazer tudo diretamente pelas vias digitais.

Com registros atualizados e visíveis, o risco de desentendimentos e possíveis confusões é eliminado. Isso facilita e muito a vida de um gestor! Evitar situações como essa é um sinônimo de economia de tempo.

Na ferramenta da SporTI, por exemplo, os equipes também têm acesso a um site próprio, onde podem fazer seu próprio gerenciamento de elenco, definir calendários e abrir espaços para patrocinadores. Assim, você vai unir a praticidade da gestão com a tecnologia e um marketing digital eficiente.

Como vimos ao longo deste texto, o casamento entre tecnologia e esporte é sinônimo de upgrade na gestão esportiva. Você está pronto para ter mais controle da gestão, otimizar os processos da sua competição e garantir mais inovação para o seu negócio esportivo? 

Acesse o nosso site e conheça o que a SporTI pode fazer para que sua empresa dê o primeiro passo para muitas mudanças e inovação para gestão de competições.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar