Escolas de EsportesEsportesEventos esportivosGestão esportiva

Tudo o que você precisa saber quando for contratar pessoas ou ferramentas para o seu negócio esportivo

O esporte desperta emoções e movimenta muito dinheiro em todo o mundo. Trata-se de um mercado bastante competitivo que reúne multidões, apresenta muitas oportunidades e requer bastante engajamento.

Atingir objetivos dentro de evento ou projeto esportivo requer planejamento sobre aquilo que se deseja alcançar, além disso, no esporte ainda existe a imprevisibilidade, tornando-o fascinante para quem acompanha e participa e desafiador para quem gere.

De maneira geral, ao falarmos em resultados financeiros, as organizações esportivas estão repletas de demandas reprimidas e insistem em repetir velhos erros, por conta do imediatismo ou até mesmo falta de planejamento. Não existe fórmula mágica e sabemos que gerir uma organização esportiva envolve mais do que simplesmente administrar. 

Será que você está tomando a decisão certa na hora de escolher entre colaboradores do seu time ou ferramentas para evoluir cada vez mais seus eventos e projetos esportivos? 

Escolher designar um colaborador ou uma ferramenta para determinada tarefa em uma organização esportiva é uma tarefa de grande importância e responsabilidade e talvez você nunca tenha parado para pensar, mas fazer a escolha errada pode trazer grandes prejuízos para sua organização. 

Por isso, a partir de agora vamos trazer algumas dicas para que você, gestor esportivo, consiga avaliar se suas decisões em relação à contratação de pessoas ou ferramentas não estão te impedindo de crescer ainda mais. Vem com a gente!

Quando contratar pessoas?

  • Para decisões estratégicas ligadas ao negócio esportivo

Elaborar regulamentos e avaliar estrutura física de eventos, por exemplo, são tarefas que exigem trabalho e percepção humana, e além disso, que essa pessoa seja de confiança.

  • Relações com terceiros

É fundamental que exista uma pessoa capacitada, comunicativa e com poder de persuasão nas relações de patrocínio ou conquista de indicações. O atendimento deve ser humanizado e horizontal. 

  •  Supervisão

A tarefa de supervisão de algumas tarefas, principalmente as mais operacionais, que exigem a presença de um colaborador, precisam de atenção, então é indicado que isso não seja feito por uma ferramenta.

  •  Casos de exceção recorrentes

O ideal nesses casos é envolver até mesmo a pessoa do gestor, pois são casos mais delicados. Porém, se o gestor não puder ser tão ativo assim, é imprescindível que essas demandas sejam tratadas por outras pessoas capacitadas. Ex: devoluções, cancelamentos e gestão de crises.

  • Quando tiverem crianças e pais envolvidos

Pessoas com menos experiência em eventos tendem a precisar de mais atenção em relação a prevenção de acidentes e orientações, por exemplo. Por isso, cabe até mesmo preparar uma equipe que saiba lidar com certas situações e emoções.

  • Vai interagir com outros ambientes e organizações, e desenvolver um projeto a longo prazo

Criar um legado ou uma cultura é uma tarefa que precisa ser desenvolvida por pessoas de confiança, que transmitam todos os ideais, objetivos e valores de uma organização esportiva para que ela continue perpetuando suas atividades em outros ambientes e por muito mais tempo.

Quando contratar ferramentas?

  • Para realizar processos repetitivos

Ex: inscrições, súmulas, cobranças e tabelas.

  • Riscos de fraldes ou polêmicas

Liberações, contratações e pagamentos.

  •  Precisa exigir prazos mas não quer se indispor

Divulgação de datas limites, transferências e regulamento.

  •  Evitar papel e gastos desnecessários

Com o uso da tecnologia não é preciso guardar aquela papelada de inscrições ou ficar horas no Excel montando planilhas. Um sistema automatizado resolve isso com muito mais eficiência.

  •  Quer garantir transparência 

Exercer a comunicação através de notas, notícias e portal da transparência.

  • Alcançar mais pessoas e empresas

Utilizar os diversos canais de comunicação a seu favor. Ex: Redes sociais, whatsapp, internet em geral.

  • Ganhar mais tempo na vida pessoal

Não tem nada melhor que poder curtir um tempo a mais com a família, amigos e fazendo o que gosta. Algumas ferramentas irão contribuir diretamente na gestão do seu tempo, automatizando tarefas e deixando seus colaboradores cada vez mais independentes das suas decisões.

Todo projeto de sucesso começa por um bom planejamento, pois todo o esforço e o tempo investido resultam em mais eficiência na execução do seu plano, sendo assim, as chances de êxito aumentam consideravelmente. O administrador precisa ter uma visão sistêmica e tomar as decisões certas para que uma economia no presente não se torne um grande prejuízo no futuro.

Conte com a SporTI como sua principal ferramenta na gestão esportiva e ajude seu negócio esportivo a crescer cada vez mais.

Entre em contato com a gente! 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar