O que é gestão esportiva e como profissionalizá-la na sua organização
Gestão esportiva é o nome dado à soma do gerenciamento técnico e administrativo de uma organização cujo foco é o esporte. Clubes, associações, federações e escolas são exemplos de entidades que dependem bastante da gestão esportiva para performar bem em diversos âmbitos.
Embora seja essencial para que as organizações e empreendimentos tenham bom desempenho financeiro, estratégico e esportivo, a gestão esportiva ainda é uma incógnita para muitas pessoas. A desinformação é ainda maior quando o assunto passa pela profissionalização da gestão esportiva.
Quer saber mais sobre o que é gestão esportiva, quais são as atribuições de um gestor esportivo e como profissionalizar essa área em uma organização?
Confira este artigo!
O que é gestão esportiva?
Graças à diversidade de modalidades e modelos de organizações na indústria do esporte, a definição de gestão esportiva pode ser bem ampla. No entanto, podemos sintetizar dizendo que o gestor esportivo é o responsável por gerenciar técnica e administrativamente um clube, uma empresa ou uma federação esportiva.
A gestão esportiva deve focar nas metodologias e estratégias para o desenvolvimento financeiro, administrativo e técnico da organização. Assim, algumas das atribuições do gestor esportivo são:
- elaborar projetos;
- estabelecer metas, estratégias e prazos;
- contratar e coordenar equipes diversas;
- avaliar o desempenho da equipe ou organização;
- elaborar relatórios de performance;
- acompanhar o controle financeiro;
- buscar patrocínios e captar recursos variados;
- organizar e promover eventos e competições.
Como profissionalizar a gestão esportiva de uma organização
Não há dúvidas de que as organizações esportivas ainda precisam caminhar muito em direção à profissionalização da gestão. A questão que muitas vezes ronda os profissionais envolvidos é: como fazer isso?
A resposta é complexa mas ela certamente envolve a tecnologia. Muitas das funções desempenhadas por um gestor exigem muita dedicação — consequentemente, tempo — e algumas tarefas podem ser facilmente otimizadas com o uso da tecnologia.
Saiba mais que tipo de ferramentas o gestor esportivo pode se beneficiar:
Otimizando a gestão de competições
Controlar inscrições, receber pagamentos, elaborar a tabela de disputas, redigir um regulamento, divulgar a competição… Se você ainda abre o Excel para realizar uma ou mais de uma dessas tarefas, pare já. Você está perdendo a oportunidade de usar seu tempo para atividades muito mais valiosas e rentáveis.
Existem plataformas de gestão de competições bastante completas e que oferecem a possibilidade de automatizar várias dessas demandas. Assim, você poderá colocar ênfase em captar recursos e apoiar as suas equipes.
Baseando as decisões em dados
Todos sabemos que o esporte envolve um sentimento que não é particularmente conhecido por estar associado a pensamentos racionais, digamos assim: a paixão. Por isso, basear as decisões na emoção pode não ser a melhor das ideias quando se trata da gestão.
É preciso que a gestão esportiva seja mais assertiva e focada em dados para a tomada de decisão. Esse tipo de cultura acelera o crescimento das organizações, reduz a chance de erros no processos decisórios e aumenta a produtividade das equipes.
Entrando de cabeça em modelos empresariais de gestão
No futebol brasileiro, por exemplo, é muito comum ouvir falar sobre as dívidas bilionárias de alguns dos maiores clubes do país. No futebol moderno esse tipo de prática não será mais tolerada e poderá, inclusive, acarretar em punições em determinados casos.
Por isso, os clubes que não se agilizarem para funcionar em alto nível de gestão enfrentarão dificuldades tanto dentro de campo quanto fora dele. O mesmo vale para todas as outras organizações esportivas: quem não organizar a casa e profissionalizar a gestão esportiva com base em modelos de gestão eficazes e focados em resultado vai perder o bonde da história.
Como vimos neste post, a gestão esportiva é essencial para colocar entidades esportivas no rumo do sucesso. Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais!