Gestão esportiva

O que é transformação digital e como ela impacta na gestão esportiva

O termo pode até remeter ao futuro, mas não se engane: a transformação digital já está a todo vapor. Afinal, ela proporciona inovação e melhorias a todos os processos de empresas e organizações de todos os setores, inclusive as esportivas!

Em função da abrangência do assunto, muitas pessoas ainda não sabem definir e não buscam entender como os negócios poderiam se beneficiar com a transformação digital — tanto no quesito desempenho quanto no administrativo ou no financeiro. Pois bem, explicaremos tudo neste artigo! 

Confira e saiba o que é transformação digital, como ela impacta a gestão esportiva e como pode ser colocada em prática na sua organização!

Boa leitura!

O que é transformação digital?

Antes de ver como uma organização esportiva pode subir de patamar após aderir à transformação digital, que tal entender um pouco mais sobre esse conceito?

Primeiramente, a transformação digital é o nome dado ao processo pelo qual passam, de forma contínua, as empresas que trabalham com gargalos proporcionados pela falta de ferramentas e de tecnologia.

Dessa maneira, o objetivo de quem investe em transformação digital é aumentar o desempenho do empreendimento como um todo e melhorar a lucratividade do negócio. 

Ela também é a última de um processo de modernização composto por três etapas: 

  • a digitização: transição da informação e dos dados em formatos analógicos para o formato digital;
  • a digitalização: adoção de big data, blockchain, criptomoedas e outras ferramentas essencialmente digitais;
  • a transformação digital: os resultados que a digitização e a digitalização trazem para a sociedade.

Nesse sentido, a palavra “transformação” já adianta o recado. Essa é uma mudança profunda e que impacta diretamente na gestão e na operação — a partir desse processo, as áreas passam a ter soluções tecnológicas como principal suporte para a realização das tarefas e para a tomada de decisões.

Em suma, a transformação digital é uma solução nova para velhos problemas nas organizações esportivas: baixa produtividade, enorme índice de erros, decisões baseadas em “achismos” e em especulações, altos gastos e pouco retorno.

Esse tipo de modernização requer um estudo dos recursos, da viabilidade de implantação das ferramentas e uma análise do mercado. Por isso, uma boa estratégia é deixar o processo a cargo de empresas que tenham expertise em transformação digital, especialmente àquelas dedicadas ao mercado esportivo.

Só esse tipo de fornecedor poderá entregar soluções personalizadas para o seu negócio e que realmente resolvem os problemas que mais atrapalham o desenvolvimento da sua organização esportiva.

Qual é o real impacto da transformação digital na gestão esportiva?

Já citamos aqui que os principais resultados da transformação digital nas entidades e empresas esportivas é o aumento da produtividade e da lucratividade. Mas como isso acontece?

Bom, o principal impacto da transformação digital para a gestão esportiva está no amadurecimento digital das organizações. Afinal, elas passam a ter a tecnologia como suporte para automatizar processos, integrar as áreas, mensurar e analisar dados, fundamentar a tomada de decisão e, consequentemente, gerar mais oportunidades de crescimento aos negócios. 

As instituições esportivas podem se beneficiar de todas essas possibilidades, pois devem trabalhar orientadas a dados e com a máxima eficiência na gestão esportiva, financeira e administrativa ou ficarão paradas no tempo, completamente obsoletas.

Como aplicar a transformação digital no esporte?

Aposto que você seu pensamento neste momento é: “poxa vida, isso é tudo o que eu preciso mas certamente investir em transformação digital será muito mais caro do que eu posso pagar…”. 

Acertei? Pois bem! Tudo isso que a transformação digital proporciona ainda vem com um maior controle em tempo real, mais assertividade e, geralmente, menos custos. Sim! Você leu certo. Aderir a essa mudança e à inovação pode ser acessível. 

Saiba mais!

Na gestão de clubes e equipes 

Em primeiro lugar, não é exagero dizer que os clubes de futebol brasileiros são conhecidos pelo amadorismo na gestão. Já passou da hora de mudarmos esse cenário, não é? Esse tipo de entidade esportiva precisa urgentemente entender e aderir à transformação digital.

Desse modo, investir em marketing digital, adotar uma cultura de desenvolvimento constante, abandonar planilhas e registros em papel, implementar ferramentas para a gestão de atletas e colaboradores e investir em inteligência de dados são só algumas das ações que clubes e equipes podem fazer para dar start na transformação digital.  

Na gestão de federações e competições

Caso o seu negócio tenha como core business a organização de eventos esportivos e campeonatos, algumas plataformas de gestão de competições oferecem planos acessíveis e oferecem dezenas de benefícios para automatizar a parte mais burocrática.

Assim, ao promover um campeonato de futsal, por exemplo, você poderá oferecer às equipes a possibilidade de receber inscrições e pagamentos online, informações sobre o regulamento e sobre as partidas, dados sobre o histórico dos atletas e vários outros detalhes. A economia de tempo, de gastos e de esforço será facilmente notada. 

Por fim, como este artigo mostrou, as empresas que trazem a tecnologia para o centro das ações e das decisões conseguem se destacar em seus mercados e crescer de forma sustentável. Em suma, os benefícios da transformação digital para negócios esportivos são:

  • automatizar atividades burocráticas;
  • otimizar a gestão de pessoas;
  • aumentar a produtividade das equipes;
  • mensurar o desempenho financeiro e administrativo;
  • possibilitar a tomada de decisões baseadas em dados;
  • reduzir custos a partir da eliminação de erros e retrabalhos;
  • aproximar a organização de todos os stakeholders;
  • reduzir a papelada e o espaço dedicado a armazená-la;
  • melhorar o posicionamento e a imagem da empresa;
  • otimizar a experiência do cliente; 
  • aumentar o alcance e o reconhecimento da marca;
  • abrir as portas para as propostas de inovação;
  • proporcionar transparência às organizações;
  • criar um ambiente de aprendizado constante.

Por fim, podemos ver que a transformação digital passou de uma tendência para atual realidade! E então? Você está pronto para começar?

A transformação digital é uma missão contínua e é uma das especialidades da SporTI! Por isso, nós estamos prontos para somar ao seu negócio! Clique aqui e veja como podemos ajudá-lo a liderar o seu mercado a partir desse importante passo!

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar