E-Sports
Tendência

Transmissão ao vivo de e-sports: TUDO o que você precisa saber

Aprenda a fazer uma transmissão ao vivo de uma partida de e-sports e saiba como isso pode alavancar o marketing da sua organização esportiva.

Nos últimos anos, a palavra streaming passou a integrar o vocabulário de boa parte das pessoas inseridas no ambiente digital. Serviços como Spotify e Netflix são exemplos mais clássicos, mas uma das modalidades mais populares do streaming atualmente é a transmissão ao vivo de jogos eletrônicos

Esse tipo de transmissão é feito através de plataformas e requer que o usuário siga alguns passos para que tudo corra bem. E então? Você quer saber quais são esses passos e como fazer uma transmissão ao vivo nas suas redes sociais? 

Confira o post de hoje e saiba tudo sobre esse assunto! 

Os benefícios de fazer uma transmissão ao vivo

Definitivamente, as transmissões ao vivo oferecem inúmeras possibilidades para incrementar o marketing de um clube, uma escola de esportes ou um time. Elas potencializam as competições de games — seja através de visibilidade e atração de novos públicos — e oferecem novas oportunidades de geração de receitas, pois abrem janelas para a negociação de patrocínios. 

Portanto, com a evolução da tecnologia e a ascensão dos esportes eletrônicos, você pode tirar muito proveito disto para a sua organização esportiva.  

Antes de fazer uma transmissão ao vivo: deixando tudo preparado!

Antes de mais nada, para fazer uma transmissão ao vivo é preciso dedicar um tempo para verificar alguns detalhes! Vamos descobrir quais são eles? 

Acompanhe este tópico e saiba mais!

Conhecer as plataformas disponíveis para transmissão ao vivo

YouTube, Facebook Gaming e Twitch são as plataformas mais utilizadas na internet para transmissão ao vivo de e-sports. Contudo, nem todas são apropriadas para fazer uma transmissão nos moldes que a sua organização pretende. 

Se o seu objetivo é ter mais visualizações, pense em qual plataforma você conseguirá alcançá-lo. Assim, considere os seus inscritos no YouTube, o número de seguidores no Facebook e depois decida qual é o melhor canal para a sua transmissão. 

Se você almeja alcançar o público específico de um jogo, considere em qual das plataformas acontece a maioria das transmissões de partidas. Por exemplo: a plataforma que concentra o maior número de jogadores de Dota 2 é a Twitch. Caso o seu objetivo seja alcançar este público, considere usar a Twitch como plataforma de transmissão. 

Nesse sentido, conhecer estes detalhes e definir o que é mais estratégico deve ser seu primeiro passo, ok? 

Saber quais são as ferramentas de transmissão ao vivo mais utilizadas

Você já definiu a plataforma mais adequada? Então essa é a hora de escolher uma ferramenta para codificar o áudio e vídeo para fazer a transmissão.

“Hã? E o que isso significa?” Isso significa que você precisa de um programa que ajuda a compactar o vídeo e áudio gerados na transmissão, transformando-os em um único arquivo.

Assim, a plataforma escolhida transmitirá a partida sem nenhum problema. Os programas mais usados para isso são o OBS e o Xsplit, ambos gratuitos e disponíveis nas páginas oficiais.

Verificar a disponibilidade dos jogadores para fazer a transmissão ao vivo

Com o conhecimento das plataformas, agora é hora de conversar com os jogadores que vão disputar as partidas. Nesta conversa é importante falar o que a sua organização pretende fazer, qual plataforma pretende usar e orientar os jogadores que não têm experiência para que eles consigam configurar tudo para a transmissão.

As contas nas plataformas devem ser criadas com antecedência, pois algumas delas pedem prazos de até 48 horas para autorizar a nova conta a transmitir. Portanto, converse com os jogadores o quanto antes e deixe tudo pronto!

Tudo pronto? Vamos entrar ao vivo!

Beleza! Com tudo certo para começar, aqui vai uma dica: peça aos jogadores que tornem a transmissão privada. “Mas por quê?”

Vamos explicar: a transmissão é feita a partir das contas deles, dos cadastros individuais dos jogadores e, portanto, sua organização não terá a exclusividade para passar os jogos se for uma transmissão aberta. 

Por isso, peça para que a transmissão seja privada, solicite o acesso ao jogo e depois retransmita no canal que a sua organização decidiu usar. Assim você direciona a transmissão para a melhor plataforma de acordo com a sua estratégia. 

3 dicas para deixar essa retransmissão ainda melhor

1. Divulgue, divulgue e divulgue!

Antes de tudo, trabalhe na divulgação nas redes sociais e em sites, envie e-mails e informe o máximo de pessoas sobre a transmissão. Assim você terá mais pessoas assistindo simultaneamente e ampliará o alcance da sua marca.

2. Ofereça espaço para os patrocinadores 

A transmissão pode ser um momento interessante para dar espaço aos seus patrocinadores. Ou seja: através de anúncios, banners no cenário, parcerias e outros meios, você pode oferecer a eles mais variedade de canais e uma oportunidade única de ganhar visibilidade.

3. Transforme a transmissão em uma partida de futebol 

Abertura, pausas, narrador e comentarista são elementos capazes de transformar a transmissão em um verdadeiro evento para a sua organização esportiva. Portanto, tente sempre pensar em um formato que envolva mais o público e proporcione uma experiência completa.

Passo a passo: como fazer uma transmissão ao vivo em cada rede social

Como as direções para fazer transmissão ao vivo de e-sports variam de acordo com cada canal e plataforma, preparamos um tutorial para cada rede social: Twitch, Facebook e YouTube. Confira!

Como transmitir games ao vivo na Twitch

A plataforma Twitch permite a transmissão de jogos pelo computador, bem como pelo PS4 ou pelo Xbox One. Confira agora mesmo como iniciar a transmissão!

1. Pelo computador

Para transmitir pelo computador, será necessário usar um programa para codificar o áudio e o vídeo. O passo a passo foi realizado com o Xsplit, mas você pode utilizar outras opções como o OBS (Open Broadcaster Software).

  1. Baixe e instale o Xsplit Gamecaster.
  2. Crie uma conta de usuário e clique na aba Contas na página inicial.
  3. Na aba “Transmissão ao vivo”, clique na seta à direita, selecione Twitch e então entre com seu usuário da plataforma.
  4. Escolha na aba “Definições” a qualidade da transmissão. A versão gratuita é limitada em até 720p a 30 frames por segundo (fps).
  5. Em seguida, abra um jogo instalado no seu computador para que o programa possa reconhecê-lo.
  6. Aperte as teclas Ctrl + Tab para abrir o menu de transmissão.
  7. Na sequência, configure sua partida ao clicar no botão com o logo da Twitch. Dê um nome para a transmissão e defina, por exemplo, se o chat ficará disponível ou não.
  8. Clique em “Transmitir” e o jogo será redirecionado para o seu perfil na Twitch.

2. Pelo PS4 ou Xbox One

No PS4
  1. No momento da partida, aperte o botão “Share” e selecione “Transmitir partida”.
  2. Selecione o serviço da Twitch e defina as configurações de transmissão.
  3. Agora clique em “Iniciar transmissão”.
No Xbox One
  1. Baixe em seu console o app da Twitch;
  2. Insira seus dados de conta no aplicativo.
  3. Saia do app e abra o jogo que deseja transmitir.
  4. Em seguida, selecione “Transmitir” no app, escolha um nome para a partida.
  5. Clique em “Iniciar transmissão”.

Como transmitir games ao vivo no Facebook

Primeiramente, você deve fazer a instalação de um programa. Recomendamos, neste tutorial, o Open Broadcaster (OBS), pois ele roda até em sistemas operacionais mais antigos. 

  1. No site do OBS, clique em “Baixar instalador” para fazer o download do Open Broadcaster; 
  2. Agora, execute o arquivo e prossiga com a instalação do programa. Na tela de componentes, não é necessário marcar a opção “Realsense source”.

Em seguida, após a instalação do programa, será necessário configurá-lo com um endereço específico e uma chave para fazer a transmissão. 

  1. Na tela inicial do Facebook, clique no botão em “Vídeo ao vivo”.
  1. Para retirar a transmissão pela sua câmera, clique em “Conectar”.
  2. Marque a opção “Usar uma chave de stream”. Mantenha a janela aberta e abra o “Open Broadcaster”.
  1. Clique na aba “Ferramentas” e, logo em seguida, clique em “Assistente de configuração automática”.
  1. Clique na opção “Otimizar para transmissão, gravação é opcional” e depois em “Avançar”.
  1. Em seguida, deixe as opções conforme mostramos no print abaixo.
  1. Na aba “Tipo de stream”, selecione “Servidor de streaming personalizado”. No campo “Servidor” e “chave de transmissão”, coloque o link da transmissão do Facebook e a chave de transmissão, respectivamente. Logo depois clique em “Avançar” e em “Sim”.
  1. Após realizar o teste de conexão, clique em “Aplicar configurações”.

Após a personalização do programa você deve inserir no Open Broadcaster o link que deve ser transmitido. 

  1. Na tela inicial do Open Broadcaster, clique no ícone de “+” e vá em “Captura de jogo”.
  2. Imediatamente, será possível definir nome da sua transmissão no campo “criar nova”.

 3. Abra o jogo que será transmitido e volte à tela do Open Broadcaster. Na aba “Modo”, selecione a opção “Capturar janela específica”. Logo abaixo, em janela, selecione o processo do jogo.

4. O próximo passo é clicar em “Iniciar transmissão”.

5. Vá à página do Facebook, onde seu vídeo será exibido no navegador. Em seguida, preencha os campos “Videogame” e “Título” e, por fim, “Transmitir ao vivo”.

Como transmitir games ao vivo no YouTube

A transmissão nesta rede social acontece pelo YouTube Gaming, plataforma de jogos do Youtube. Assim, para fazer a transmissão, você deve se encaixar nas seguintes regras: 

  1. Não ter recebido nenhuma restrição de transmissão ao vivo nos últimos 90 dias. 
  2. Ter verificado seu canal.

Tudo ok com os dois itens acima? Então o próximo passo é configurar o canal para a transmissão: 

Passo 1. Primeiramente, acesse gaming.youtube.com e acesse sua conta do YouTube. Caso você ainda não tenha uma, será necessário criar uma conta.

Passo 2. Para começar a transmissão, clique em “Transmitir ao vivo”, no canto superior direito da tela.

3. Se você ainda não verificou sua conta, então será necessário autenticá-la inserindo as informações abaixo:

4. Atenção! A ativação da sua primeira transmissão ao vivo pode demorar até 24 horas. 

5. Enquanto isso, se você já realizou uma transmissão, o próximo passo é configurar as informações da próxima transmissão. Escolha entre fazer uma transmissão agora ou agendar.

6. Posteriormente, insira as informações sobre a transmissão: nome, descrição e qual jogo será transmitido;

7. Para realizar a transmissão será necessário instalar um codificador. Acesse este link para ver as opções que o Youtube oferece. Por aqui, vamos ensinar a partir do Wirecast Play. 

8. Logo após a instalação, entre na aba “ajustes de transmissão” para iniciar a transmissão e faça login com a conta do YouTube.  

Agora, clique em autenticar para conceder acesso à sua conta no Youtube.

9. Logo depois, no programa, clique na janela que você deseja transmitir.

10. Em seguida, retorne à página do YouTube Gaming e confira se a transmissão está no ar. 

Enfim, tudo pronto! Agora é só caprichar no conteúdo e colher os frutos da sua transmissão ao vivo! 

Gostou deste conteúdo? Ele busca explicar de modo simples, contudo, nós sabemos que não é tão simples quanto parece fazer uma transmissão ao vivo de e-sports. Por isso, caso precise de ajuda, entre em contato com a nossa equipe e saiba como nós podemos te ajudar!

Clique aqui para conversar com um dos nossos consultores e faça uma transmissão conosco! 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar