E-Sports

Ações de endomarketing: como engajar com campeonatos virtuais corporativos

Durante o período de quarentena e distanciamento social, os profissionais de RH têm enfrentado um enorme desafio: como promover ações de endomarketing para manter os colaboradores da empresa engajados mesmo à distância? 

“Que tipo de atividades remotas poderiam despertar o interesse do meu colaborador”, você deve estar se perguntando. Que tal, então, apostar em campeonatos corporativos virtuais? 

De acordo com a pesquisa Game Brasil de 2019, cerca de 66% da população brasileira tem o hábito de jogar games. Deste percentual, cerca de 62% são adultos entre 25 e 54 anos de idade — seus colaboradores certamente estão nessa faixa etária, certo? 

Além disso, os e-sports estão no topo da lista de atividades realizadas com o objetivo de aliviar o stress. Por isso, proporcionar momentos de diversão entre os seus colaboradores e seus familiares certamente resultaria em um aumento da produtividade e do engajamento dos times.  

Quer saber mais sobre essa possibilidade? Neste artigo nós explicaremos como você pode transformar os campeonatos virtuais de e-sports em uma ação de endomarketing extremamente eficaz! 

Boa leitura! 

O que são os campeonatos virtuais corporativos? 

Os campeonatos virtuais corporativos são torneios de jogos online disputados de maneira remota pelos colaboradores de uma empresa, seus familiares e amigos. Cada participante pode fazer sua inscrição e disputar as partidas em sua própria casa, sem necessidade de deslocamento ou de encontros presenciais. 

Entre os campeonatos mais interessantes e procurados pelos jogadores brasileiros estão os jogos de futebol. No WB Games Summit, realizado em 2019, foi revelado que a franquia de jogos FIFA já havia vendido mais de 6 milhões de cópias apenas no Brasil. A informação foi divulgada antes das vendas do FIFA 20 e, logo que foi lançado, o jogo entrou direto para o primeiro lugar dos mais vendidos do ano.

Em segundo lugar na lista veio o PES 2020. O jogo esgotou em apenas algumas horas após o seu lançamento em mídia física e se manteve no topo da lista nas vendas virtuais. Por isso, é enorme a chance de que vários membros da sua equipe já participem de campeonatos virtuais! 

Caso você esteja imaginando as dificuldades de promover ações de endomarketing desse tipo, fique tranquilo! Existem várias plataformas especializadas em gerenciar as competições: elas oferecem desde o regulamento do campeonato até a transmissão das partidas.

Através da plataforma da SporTI, por exemplo, os colaboradores que desejarem participar das competições podem fazer a inscrição, marcar as partidas contra seus adversários e registrar os resultados. Tudo isso é feito de maneira simples e organizada, garantindo o bom andamento da disputa. 

Caso a empresa queira cobrar uma taxa de inscrição simbólica para financiar uma premiação para os vencedores, também é uma possibilidade. Os prêmios podem vir de várias maneiras: em dinheiro, brindes, camisas de times de futebol e o que mais o departamento de RH imaginar! 

Quais são os benefícios de promover um campeonato virtual na sua empresa?

Como você verá ao longo desse tópico, os benefícios de investir em um campeonato virtual corporativo como ação de endomarketing incluem uma melhoria no relacionamento entre os colaboradores, especialmente aqueles que trabalham em setores diferentes, aumento no engajamento com o trabalho, aumento na produtividade e otimização do clima empresarial.

Saiba mais!

Relacionamento e clima empresarial

Quando os bons relacionamentos ultrapassam o ambiente de trabalho, os colaboradores apreciam mais as oportunidades de realizarem projetos juntos. Portanto, investir em situações que estreitam os laços de amizade entre os profissionais de uma empresa é extremamente importante para otimizar o clima empresarial. 

Incluir os profissionais que ocupam cargos de liderança nesses momentos também é algo essencial. Afinal, nutrir uma relação boa entre os líderes e suas equipes melhora o entrosamento do time, estimula o respeito entre todos e a valorização do trabalho que cada um desempenha. 

Valorização do profissional e engajamento no trabalho

Thomas Dewey, político e promotor norte-americano, diz que a maior necessidade de um ser humano é sentir-se valorizado e importante. Ao transpor este princípio para o ambiente de trabalho, podemos perceber como ele tem respaldo na realidade. 

No momento em que um colaborador sente que é valorizado por seu trabalho, ele passa a valorizar a empresa na mesma medida. Essa reciprocidade é o que engaja os profissionais em suas tarefas diárias.

Essa sensação de valorização, de apreço pelo que um profissional faz, deve ser expressada não apenas com palavras mas como também por ações. Nesse contexto as ações de endomarketing, como a competição virtual, é uma excelente maneira de promover esse sentimento. 

Baixo custo e retenção de talentos

Além de tudo isso, os campeonatos virtuais são ações de endomarketing que não demandam um orçamento robusto. Afinal, as competições são disputadas sem a necessidade de uma estrutura física. 

A empresa só precisará arcar com a operação da plataforma de gerenciamento da competição e com as premiações, caso ela queira incentivar a participação dos colaboradores. Por isso, o custo-benefício desse tipo de ação é muito positivo: por ser inovadora, os colaboradores se lembrarão dela por muito tempo. 

Essa estratégia de criação de memórias afetivas e de experiências é reconhecida pelo mercado como uma forma de fidelização de clientes e pode ser incorporada às estratégias de retenção de talentos.  

Diversão em família e employer branding

Durante a pandemia, o tempo livre em casa com os cônjuges, filhos e parentes é bem maior. Com isso, muitas mães e pais procuram alternativas entreter os filhos e otimizar os momentos em família na quarentena

Assim, por meio dos campeonatos virtuais as empresas oferecem uma oportunidade para que os familiares também sejam incluídos nas atividades. Ao propiciar momentos de diversão em grupo, a empresa passa a ser mais bem vista pela família e pelo colaborador — que certamente trabalhará mais feliz e renderá melhor ao longo da semana!  

Como vimos, colocar em prática ações de endomarketing como os campeonatos virtuais corporativos não é difícil e pode trazer diversos benefícios para a sua empresa! Aposte nessa ideia e veja a produtividade e o engajamento no trabalho das suas equipes crescer exponencialmente.

Gostou dessa dica? Assine a nossa newsletter agora mesmo e receba materiais como este diretamente em sua caixa de entrada!


Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar