O mercado de games está crescendo e mudando o futuro
Diante do cenário mundial, o mercado de games está crescendo como nunca e a tendência é não parar!
Em 2019, o mercado de games movimentou 120 bilhões de dólares durante o ano. Comparado a 2018, o aumento foi de 4%.
As expectativas para os próximos anos são ainda maiores. Até 2021, o Newzoo, empresa que analisa o mercado de games, projetou um crescimento de 60 bilhões, alcançando a marca de 180 bilhões em movimentações financeiras.
Assim, este crescimento tão expressivo em pouco tempo revela como esse mercado é potente e está mudando a nossa relação com a tecnologia.
Por isso, neste blogpost nós falaremos um pouco sobre os lucros que os games estão gerando atualmente e quais são as tendências para um futuro próximo.
O mercado de games hoje
Para 2020, a expectativa de crescimento é de aproximadamente 5 bilhões de dólares. Mas para onde esse dinheiro vai? Basicamente para 3 lugares.
Consoles
Os consoles novos sempre geram uma grande movimentação para as lojas. Nos últimos anos, o PlayStation 4, Xbox One e o Nintendo Switch tomaram a dianteira das vendas. Atualmente o Brasil ocupa a 3ª posição no ranking de países com mais jogadores, perdendo apenas para a China e Estados Unidos.
E o que essas 60 milhões de pessoas estão jogando? Bem, em 2019 o jogo FIFA foi um dos jogos que mais rendeu para a indústria, acumulando 786 milhões de dólares para os desenvolvedores. Essa é uma boa dica do que está nos consoles dos brasileiros.
Mobile
O mercado de games nos celulares representa cerca de 59% do faturamento mundial do setor de jogos.
Com a popularização dos smartphones, a tecnologia entrou de vez na vida dos jogadores e criou uma plataforma nova. A maioria dos jogos são gratuitos, podem ser jogados em qualquer lugar e possuem dinâmicas próprias e adaptadas para os aparelhos.
Assim, os mobile games atraem cada vez mais jogadores e são cada vez mais requisitados pelos usuários.
Competições
Assim como nos esportes presenciais, os e-games e os e-sports possuem seus próprios campeonatos.
Organizados pelas próprias desenvolvedoras, ou não, as competições movimentam muito dinheiro. Por exemplo: as disputas a nível mundial de FIFA podem ter prêmios de até 3 milhões de dólares.
Muito dinheiro, certo? Mas outros jogos de computador podem dar ainda mais prêmios. O Dota 2, jogo de multiplayer online battle arena, distribuiu cerca de 216 milhões de dólares em 2019 em 1266 torneios.
O que o futuro reserva para o mercado de games
Desde que as restrições devido ao coronavírus foram impostas em muitos países, a economia vem sofrendo baques. Muitos setores registram problemas com as contas, mas o setor de games está tendo uma experiência diferente.
A audiência de jogadores em seus canais do YouTube e plataformas de transmissão de games subiram consideravelmente! Por exemplo: no Estados Unidos o aumento foi de 50% e na França de 40%.
E não é apenas o tempo de exibição que cresceu. Mais pessoas também estão jogando. Em uma pesquisa do grupo Nielsen, os dados mostram que os norte-americanos estão gastando até 45% a mais do seu tempo com videogames. E o crescimento não é exclusivo dos Estados Unidos.
- 38% na França;
- 29% na Inglaterra;
- 20% na Alemanha.
Outro ponto interessante que a pesquisa trouxe foi: as pessoas estão gastando mais no mercado de games. 39% dos americanos entrevistados revelaram que estão gastando mais com jogos desde o início da pandemia.
Diante do cenário de incertezas, poucas coisas vão permanecer do jeito como estavam. Contudo, podemos ter uma certeza: o mercado de games só vai crescer. Portanto, aproveitar essa ascensão é a jogada mais esperta que uma empresa de esportes pode fazer agora.
Como aproveitar a ascensão no mercado de games
Existem diferentes maneiras de tirar vantagens nesse momento, cada uma delas depende de quem é você e qual é o seu objetivo:
Jogador
Este é o momento para você aproveitar e se divertir bastante! Além disso, muitos clubes de futebol estão organizando competições de FIFA 20 ou PES 20 para seus torcedores. Não perca a chance de participar e levar prêmios exclusivos para casa.
Portanto, não perca tempo e inscreva-se nas competições disponíveis na plataforma da E-SporTI!
Gestor de clube esportivo
Entrar na rodada de competições eletrônicas pode ser uma maneira de incrementar a receita do clube! Ao organizar os torneios e cobrar uma taxa de inscrição, você mantém um relacionamento estreito com os torcedores e jogadores, além de criar uma outra fonte de renda.