E-Sports

O mercado de games está crescendo e mudando o futuro

Diante do cenário mundial, o mercado de games está crescendo como nunca e a tendência é não parar!

Em 2019, o mercado de games movimentou 120 bilhões de dólares durante o ano. Comparado a 2018, o aumento foi de 4%.

As expectativas para os próximos anos são ainda maiores. Até 2021, o Newzoo, empresa que analisa o mercado de games, projetou um crescimento de 60 bilhões, alcançando a marca de 180 bilhões em movimentações financeiras. 

Assim, este crescimento tão expressivo em pouco tempo revela como esse mercado é potente e está mudando a nossa relação com a tecnologia. 

Por isso, neste blogpost nós falaremos um pouco sobre os lucros que os games estão gerando atualmente e quais são as tendências para um futuro próximo.

O mercado de games hoje

Para 2020, a expectativa de crescimento é de aproximadamente 5 bilhões de dólares. Mas para onde esse dinheiro vai? Basicamente para 3 lugares. 

Consoles

Os consoles novos sempre geram uma grande movimentação para as lojas. Nos últimos anos, o PlayStation 4, Xbox One e o Nintendo Switch tomaram a dianteira das vendas. Atualmente o Brasil ocupa a 3ª posição no ranking de países com mais jogadores, perdendo apenas para a China e Estados Unidos. 

E o que essas 60 milhões de pessoas estão jogando? Bem, em 2019 o jogo FIFA foi um dos jogos que mais rendeu para a indústria, acumulando 786 milhões de dólares para os desenvolvedores. Essa é uma boa dica do que está nos consoles dos brasileiros. 

Mobile

O mercado de games nos celulares representa cerca de 59% do faturamento mundial do setor de jogos

Com a popularização dos smartphones, a tecnologia entrou de vez na vida dos jogadores e criou uma plataforma nova. A maioria dos jogos são gratuitos, podem ser jogados em qualquer lugar e possuem dinâmicas próprias e adaptadas para os aparelhos.

Assim, os mobile games atraem cada vez mais jogadores e são cada vez mais requisitados pelos usuários.

Competições

Assim como nos esportes presenciais, os e-games e os e-sports possuem seus próprios campeonatos. 

Organizados pelas próprias desenvolvedoras, ou não, as competições movimentam muito dinheiro. Por exemplo: as disputas a nível mundial de FIFA podem ter prêmios de até 3 milhões de dólares

Muito dinheiro, certo? Mas outros jogos de computador podem dar ainda mais prêmios. O Dota 2, jogo de multiplayer online battle arena, distribuiu cerca de 216 milhões de dólares em 2019 em 1266 torneios. 

O que o futuro reserva para o mercado de games

Desde que as restrições devido ao coronavírus foram impostas em muitos países, a economia vem sofrendo baques. Muitos setores registram problemas com as contas, mas o setor de games está tendo uma experiência diferente

A audiência de jogadores em seus canais do YouTube e plataformas de transmissão de games subiram consideravelmente! Por exemplo: no Estados Unidos o aumento foi de 50% e na França de 40%. 

E não é apenas o tempo de exibição que cresceu. Mais pessoas também estão jogando. Em uma pesquisa do grupo Nielsen, os dados mostram que os norte-americanos estão gastando até 45% a mais do seu tempo com videogames. E o crescimento não é exclusivo dos Estados Unidos. 

  • 38% na França;
  • 29% na Inglaterra;
  • 20% na Alemanha.

Outro ponto interessante que a pesquisa trouxe foi: as pessoas estão gastando mais no mercado de games. 39% dos americanos entrevistados revelaram que estão gastando mais com jogos desde o início da pandemia

Diante do cenário de incertezas, poucas coisas vão permanecer do jeito como estavam. Contudo, podemos ter uma certeza: o mercado de games só vai crescer. Portanto, aproveitar essa ascensão é a jogada mais esperta que uma empresa de esportes pode fazer agora. 

Como aproveitar a ascensão no mercado de games

Existem diferentes maneiras de tirar vantagens nesse momento, cada uma delas depende de quem é você e qual é o seu objetivo:

Jogador

Este é o momento para você aproveitar e se divertir bastante! Além disso, muitos clubes de futebol estão organizando competições de FIFA 20 ou PES 20 para seus torcedores. Não perca a chance de participar e levar prêmios exclusivos para casa.

Portanto, não perca tempo e inscreva-se nas competições disponíveis na plataforma da E-SporTI!

Gestor de clube esportivo

Entrar na rodada de competições eletrônicas pode ser uma maneira de incrementar a receita do clube! Ao organizar os torneios e cobrar uma taxa de inscrição, você mantém um relacionamento estreito com os torcedores e jogadores, além de criar uma outra fonte de renda.

Estas e outras soluções para lucrar com a ascensão do mercado de games você encontra na SporTI. Clique aqui e entre em contato com nossos consultores!

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar