Curiosidades

O mercado de games está crescendo e mudando o futuro

Diante do cenário mundial, o mercado de games está crescendo como nunca e a tendência é não parar!

Em 2019, o mercado de games movimentou 120 bilhões de dólares durante o ano. Comparado a 2018, o aumento foi de 4%.

As expectativas para os próximos anos são ainda maiores. Até 2021, o Newzoo, empresa que analisa o mercado de games, projetou um crescimento de 60 bilhões, alcançando a marca de 180 bilhões em movimentações financeiras. 

Este crescimento tão expressivo, em pouco tempo, revela como esse mercado é potente e está mudando a nossa relação com a tecnologia. 

Aqui no blog post, vamos falar um pouco sobre os lucros que os games estão gerando atualmente e quais são as tendências para um futuro próximo.

O mercado de games hoje

Para 2020, a expectativa de crescimento é de aproximadamente 5 bilhões de dólares. Mas para onde esse dinheiro vai? Basicamente para 3 lugares. 

Consoles

Os consoles novos sempre geram uma grande movimentação para as lojas. Nos últimos anos, o PlayStation 4, Xbox One e o Nintendo Switch tomaram a dianteira das vendas. Atualmente o Brasil ocupa a 3ª posição no ranking de países com mais jogadores, perdendo apenas para a China e Estados Unidos.  

E o que essas 60 milhões de pessoas estão jogando? Bem, em 2019 o jogo FIFA foi um dos jogos que mais rendeu para a indústria, acumulando 786 milhões de dólares para os desenvolvedores. Essa é uma boa dica do que está nos consoles dos brasileiros. 

Mobiles

O mercado de games nos celulares representa cerca de 59% do faturamento mundial do setor de jogos

Com a popularização dos smartphones, a tecnologia entrou de vez na vida dos jogadores e criou uma plataforma nova. A maioria dos jogos são gratuitos, podem ser jogados em qualquer lugar e possuem dinâmicas próprias e adaptadas para os aparelhos.

Os mobile games atraem cada vez mais jogadores e são cada vez mais requisitados pelos usuários.

Competições

Da mesma maneira que os esportes, os games possuem seus próprios campeonatos. 

Organizados pelas próprias desenvolvedoras, ou não, as competições movimentam muito dinheiro. Por exemplo: as disputas a nível mundial de FIFA podem ter prêmios de até 3 milhões de dólares

Muito dinheiro, certo? Mas outros jogos de computador podem dar ainda mais prêmios. O Dota 2, jogo de multiplayer online battle arena, distribuiu cerca de 216 milhões de dólares em 2019 em 1266 torneios. 

O que o futuro reserva para o mercado de games

Desde que as restrições devido ao coronavírus foram impostas em muitos países, a economia vem sofrendo baques. Muitos setores registram problemas com as contas, mas o setor de games está tendo uma experiência diferente

A audiência de jogadores em seus canais do YouTube e plataformas de transmissão de games subiram consideravelmente! Por exemplo: no Estados Unidos o aumento foi de 50% e na França de 40%. 

E não é apenas o tempo de exibição que cresceu. Mais pessoas também estão jogando. Em uma pesquisa do grupo Nielsen, os dados mostram que os norte-americanos estão gastando até 45% a mais do seu tempo com videogames. E o crescimento não é exclusivo dos Estados Unidos. 

  • 38% na França;
  • 29% na Inglaterra;
  • 20% na Alemanha.

Outro ponto interessante que a pesquisa trouxe foi: as pessoas estão gastando mais no mercado de games. 39% dos americanos entrevistados revelaram que estão gastando mais com jogos desde o início da pandemia

Diante do cenário de incertezas, poucas coisas vão permanecer do jeito como estavam. Contudo, podemos ter uma certeza: o mercado de games só vai crescer. Portanto, aproveitar essa ascensão é a jogada mais esperta que uma empresa de esportes pode fazer agora. 

Como aproveitar a ascensão no mercado de games

Existem diferentes maneiras de tirar vantagens nesse momento, cada uma delas depende de quem é você e qual é o seu objetivo:

Jogador

Este é o momento para você aproveitar e se divertir bastante! Além disso, muitos clubes de futebol estão organizando competições de FIFA 20 ou PES 20 para seus torcedores. Não perca a chance de participar e levar prêmios exclusivos para casa.

Portanto, não perca tempo e inscreva-se nas competições disponíveis na plataforma da E-SporTI!

Gestor de clube esportivo

Entrar na rodada de competições eletrônicas pode ser uma maneira de incrementar a receita do clube! Ao organizar os torneios e cobrar uma taxa de inscrição, você mantém um relacionamento estreito com os torcedores e jogadores, além de criar uma outra fonte de renda.

Estas e outras soluções para lucrar com a ascensão do mercado de games você encontra na SporTI. Clique aqui e entre em contato com nossos consultores!

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar