E-Sports

e-Sports: saiba por que abranger FIFA e PES, XBOX e PS4 no seu torneio de futebol eletrônico!

Os e-sports estão bombando! Especialmente durante a pandemia, as competições virtuais são uma ótima alternativa para manter os públicos engajados e gerar novas receitas. 

Se você está planejando um campeonato de futebol eletrônico, aqui vai um segredo: existe um jeito de agradar gregos e troianos! Basta criar competições de FIFA e PES, tanto para Xbox quanto para PlayStation. Assim você contempla todos os tipos de fãs dos games de futebol!

Quer saber mais? Neste post nós te explicaremos as vantagens de realizar uma competição para cada jogo e cada console. Acompanhe! 

FIFA ou PES? XBOX ou PS4? Todos!

O futebol eletrônico mundial é dominado por dois jogos: FIFA e PES. No Brasil, o mercado está dividido da seguinte maneira: aproximadamente 65% dos jogadores preferem o FIFA e 35% são mais fieis ao PES. Na plataforma e-SporTI, por exemplo, 76% dos jogadores se dedicam ao FIFA e 24% ao PES.

Em 2019, a audiência do FIFA alcançou 46 mil espectadores para o PlayStation 4 e 56 mil no Xbox One, nos Playoffs do Mundial. As duas categorias alcançaram juntas um total de mais de 600 mil horas assistidas. 

Nas finais mundiais da PES League, 15 mil espectadores acompanharam as disputas e 72 mil horas de competições foram assistidas mundialmente nas transmissões online pela Twitch, pelo Facebook e pelo YouTube. 

Apesar do alcance menor, o PES compensa em engajamento: sempre que uma organização esportiva inicia uma disputa exclusiva de FIFA, um batalhão de jogadores fazem questão de demonstrar insatisfação nas redes sociais com a exclusão do PES. Você não quer esse tipo de marketing negativo para os seus campeonatos, certo?

Pois é! Além disso, cada game possui uma característica que agrada mais a uma fatia do público. Em jogabilidade, o game da FIFA tem jogadores mais rápidos e ágeis, ao passo que o PES faz uma reconstituição mais fiel do esporte, com atletas mais pesados e jogadas mais impactantes.

A Konami (desenvolvedora do PES) ainda possui contratos de licenciamento com a maioria dos clubes profissionais do futebol brasileiro. O resultado disso é que o PES tem os jogadores, os estádios e até a torcida reproduzidos fielmente dentro do jogo. 

Já o FIFA, apesar de ser o preferido pelos jogadores, só detém direitos de parte dos clubes que estão na Libertadores e, ainda assim, os jogadores não têm os nomes reais. 

Visto que são jogos muito populares e queridos, não hesite em apostar nas duas competições para trazer notoriedade e engajamento do público ao seu campeonato de futebol eletrônico!

Em relação à dúvida entre promover um campeonato para Xbox ou PS4, pense que o seu objetivo é conquistar o maior número de participantes possível. Por isso, considerando que a maioria dos jogadores raramente terão os dois consoles em casa para participar do seu torneio, o melhor a fazer é oferecer competições tanto para o PS4 quanto para o Xbox! 

Afinal, os jogos são os mesmos, mas eles não podem ser jogados em consoles diferentes. Assim você garante que os jogadores e FIFA e PES, seja no PS4 ou no Xbox, poderão disputar a sua competição. O resultado disso é um evento de e-sports muito mais inclusivo e democrático, aberto a todos os tipos de pessoas apaixonadas por futebol. 

Como realizar campeonatos de e-sports?

Agora que você já sabe que o ideal é realizar competições de FIFA e PES no PS4 e no Xbox, chegou a hora de colocar os campeonatos no mundo! 

Caso você esteja se perguntando como coordenar tudo para que os 4 torneios aconteçam sem maiores transtornos e sem dar muito trabalho, nós temos a resposta: você precisa de uma plataforma de gestão de competições. Ela é uma ferramenta incrível para auxiliar na comunicação com os participantes e garantir o bom andamento da disputa.

Ao utilizar uma plataforma para gestão de jogadores, inscrições e competições de e-sports, é possível realizar as 4 competições simultaneamente (FIFA no PS4 + FIFA no XBOX + PES no PS4 + PES no XBOX) sem se embolar nas inscrições, no calendário de jogos, no regulamento, na premiação, nem na comunicação.

Como é de se imaginar, a premiação também deverá ocorrer em dose quádrupla! Como são 4 campeonatos distintos, ao fim da competição haverá 4 campeões, 4 vice-campeões, 4 terceiros colocados e assim por diante… 

Isso significa que, caso a divulgação seja bem-feita, os competidores mais bem colocados ajudarão a estampar a sua marca nas redes sociais, promovendo, assim, uma ação de branding bastante interessante!

Gostou dessas dicas? Fique sempre de olho no nosso portal para acompanhar conteúdos como este sobre os e-sports!

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar