E-Sports
Tendência

e-games nas escolas: 5 benefícios de incluir games na rotina dos alunos

Muitas instituições de ensino já incluem recursos tecnológicos na rotina dos alunos — como no caso do EAD, dos sistemas de compartilhamento de atividades, notas e presença, por exemplo — mas a maioria delas ainda não entendeu como os e-games nas escolas podem trazer benefícios à formação dos alunos. 

Quer entender mais sobre isso e saber como incluir os e-games e os e-sports na sua escola? Acompanhe nosso artigo sobre o assunto! 

5 benefícios de implementar os e-games nas escolas

A tecnologia está cada dia mais presente na sala de aula. Esse é um movimento natural, afinal todo tipo de inovação é válido se proporciona algum ganho no processo de aprendizado e de engajamento dos alunos com os conteúdos propostos.  

No entanto, as escolas brasileiras ainda estão começando a perceber o potencial de adotar os e-games como estratégia de socialização e de formação interdisciplinar de crianças e adolescentes. 

Nos Estados Unidos, os e-games e os e-sports já fazem parte do currículo escolar e contam com disciplinas da modalidade em escolas do ensino médio espalhadas por todo o país. Universidades como a New York University e a University of California também já ofertam bolsas de estudos para pro players com bom desempenho.

Quer saber mais sobre os benefícios de apostar nos e-sports e nos e-games nas escolas? Confira os próximos tópicos!

1. Desenvolvimento de soft skills

Não é nenhuma novidade afirmar que o esporte tem o poder de transformar vidas. Os e-sports são esportes eletrônicos e, portanto, também têm um potencial enorme auxiliar no desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a formação dos alunos. 

Estas competências e habilidades estão ligadas a aptidões socioemocionais (soft skills) como foco, determinação, agilidade e capacidade de resolução de conflitos, bem como a soft skills como autonomia, espírito de equipe, cooperação e liderança. 

Com isso, os alunos têm a oportunidade de sair da escola mais bem preparados para o mercado de trabalho e para os desafios da vida adulta.

2. Relacionamento interpessoal 

Ao participar de atividades extracurriculares promovidos pela escola, os alunos têm a chance de criar conexões mais profundas e verdadeiras com os colegas. 

Afinal, ao trabalhar em equipe e descobrir interesses em comum com outros alunos — inclusive aqueles que compõem outras turmas —, as crianças e adolescentes passam a ver seus pares por outros prismas e a criar laços que de outra maneira não seriam criados.

Tudo isso faz com que o relacionamento entre os alunos seja mais saudável e pautado pela colaboração — o que pode reduzir, inclusive, a ocorrência de episódios de bullying e discriminação. 

3. Otimização do desempenho escolar

Pesquisas realizadas nos EUA indicam que crianças envolvidas em atividades extracurriculares tendem a ter uma taxa de absenteísmo menor em relação às outras crianças. Além disso, elas têm uma taxa de conclusão do ensino fundamental e médio mais alta, têm melhor performance em disciplinas como línguas e matemática e são mais focados nas aulas. 

Com isso, é possível notar que as crianças engajadas em atividades como os campeonatos escolares de e-games e e-sports tendem a ter uma melhor performance acadêmica e social.

4. Modernização da escola 

A Liga Escolar Brasileira de e-Sports, organizada pela Playmatch, contou com mais de 800 escolas em todo país no torneio realizado em 2019. Isso indica que a adoção dos e-games e dos e-sports nas escolas ainda é uma novidade no Brasil. 

Portanto, uma escola que implementa a prática e a disputa de competições eletrônicas certamente será referência em inovação para pais e outras instituições. Aproveite a oportunidade de ser pioneira para se destacar no segmento e fazer com que sua escola seja vista como moderna e atrativa.

5. Engajamento com as famílias

Convidar os familiares dos alunos a participar dos campeonatos — seja ativamente ou como espectadores das transmissões promovidas pela escola —, pode fazer com que a relação entre escola, educadores, alunos e pais seja mais estreita e amigável.

A família verá que a escola investe em inovação e que proporciona atividades multidisciplinares para otimizar a educação dos alunos e formar cidadãos conscientes e digitalmente responsáveis. 

Nossa sociedade está cada vez mais conectada! Prepare a sua escola para o futuro! E aí, tudo pronto para colocar seus times em campo? 

Se você pretende incrementar a didática da sua instituição e incluir os e-sports e os e-games na sua escola e não ainda não sabe como começar, nós podemos te ajudar!   

Entre em contato para saber mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar