Como criar um media kit para a sua equipe
O media kit é indispensável para conseguir novos patrocinadores! Saiba como fazer o seu.
O fato mais importante sobre o media kit é o seguinte: ele é indispensável para que a sua equipe esportiva consiga novos patrocinadores! É uma ferramenta poderosa, que tem a capacidade de “mudar o jogo” para o seu time e ajudá-lo a chegar mais longe.
Neste blog post nós mostraremos o que é o media kit, como construir um e o que vai mudar para sua equipe quando você tiver esse tipo de material em mãos!
Vamos lá?
O que é um media kit
Por exemplo: quando uma pessoa vai procurar um emprego, o primeiro passo é oferecer o currículo aos empregadores. Este documento mostra ao empregador as vantagens de contratar o candidato e o que pode esperar dele.
Igualmente, o media kit é o primeiro contato de uma organização com outras empresas. O intuito dele é formar um argumento comercial muito forte e convincente para que você possa usar nas conversas com possíveis parceiros patrocinadores.
Diferentemente do currículo, o media kit é uma apresentação visual. Ou seja, ele tem uma organização basesada em imagens e textos com o objetivo de mostrar os dados mais importantes sobre sua equipe.
Como montar o media kit
A construção de um media kit tem duas etapas. Saiba mais!
1. Reuna todas as informações
Em primeiro lugar, para montar o media kit você precisa reunir as informações mais relevantes sobre a sua equipe. São elas:
- qual é a sua equipe;
- os objetivos que pretendem alcançar enquanto time;
- a missão, visão e valores que vocês possuem;
- quais são as competições que disputam;
- os títulos e as conquistas;
- qual é o diferencial da sua equipe, o que destaca vocês.
Em seguida, é hora de reunir as informações comerciais do time:
- o número de seguidores nas redes sociais;
- quem é o seu público;
- o que eles gostam de ver nas suas páginas;
- parcerias que o time fez e que foram bem sucedidas;
- as estatísticas que demonstram o sucesso dos seus parceiros;
- quem são os seus patrocinadores atualmente;
- o que vocês oferecem a eles (espaço para patrocínio nas camisas, banners, redes sociais e contatos úteis da equipe) em um contrato;
- os valores almejados de patrocínio.
Os dados comerciais podem ser encontrados em próprias redes sociais e em plataformas como o Google Analytics. Eles são importantes porque comprovam numericamente o seu sucesso e presença na internet, fortalecendo seu discurso comercial.
2. Parta para a criação do material
Com tudo em mãos, agora é hora de escolher como você vai montar o seu media kit. Confiras as opções e mãos à obra!
No Powerpoint
Uma das maneiras mais simples de fazer é criando uma apresentação no PowerPoint. Mesclando imagens e textos curtos, você apresenta as informações sobre o seu time. É uma boa ideia para quem não possui domínio de ferramentas de design na internet.
No Canva
Se você já tem mais desenvoltura com programas de edição, o Canva é uma plataforma gratuita e simples de usar. Ela já possui moldes de apresentações que podem ser usados sem pagar nada.
Com um profissional
Outra opção é contratar um profissional do design para fazer isso para o seu time. O maior benefício de pagar pelo serviço de um designer é que ele poderá fazer o seu media kit de maneira exclusiva, com uma identidade visual única.
E por que preciso de um media kit?
Você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? Pois então, é verdade!
O media kit ajudará você a se apresentar para um patrocinador pela primeira vez e é a sua chance de causar uma impressão boa, que transmita profissionalismo e paixão pelo esporte!
Além disso, tendo a sua apresentação em mãos, você pode disponibilizá-la mais rapidamente para possíveis clientes. Ao invés de preparar uma para cada reunião, você usar uma única, mais completa e bem estruturada. No final das contas, é uma grande economia de tempo!
Portanto, não subestime o poder de um media kit para alavancar os patrocínios da sua equipe. Não deixe de criar o seu!
Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário aqui!