Como organizar eventos esportivos
Tendência

Está fazendo o seu primeiro evento esportivo? Saiba como realizar uma competição bem sucedida.

Conheça os principais passos para fazer uma competição de sucesso.

Se você está pensando em criar o seu primeiro evento esportivo, fique tranquilo! Eu trouxe dicas para para que a sua competição seja inesquecível para todos os participantes. No texto de hoje, vou falar sobre os pontos mais importantes para a execução do seu evento. 

Antes de iniciar as ações para executar a sua competição, é necessário fazer o seu planejamento e a captação de patrocínio. Essas duas etapas são importantes, pois elas vão guiar os seus esforços para alcançar os resultados desejados. Leia o que já produzimos sobre elas. 

º Defina o regulamento

O primeiro passo para executar uma competição é definir o regulamento. Ele é muito importante para que todos os atletas fiquem cientes das regras que deverão ser seguidas. Lá estarão informações básicas, como: período de realização do evento, local, modelo de disputa, quem pode participar, limite de inscritos por equipes em competições coletivas, uniformes dos participantes, entre outras informações necessárias para garantir que o campeonato ocorra de forma organizada.

º Inicie as inscrições com antecedência e divulgue! 

Após a criação do regulamento, é a hora de iniciar as inscrições e dar visibilidade para o seu evento. A divulgação é essencial para que os participantes descubram o seu campeonato. 

O quanto antes você começar a divulgar mais pessoas ficarão sabendo sobre a sua competição, contribuindo para a captação de atletas e também patrocínio. Crie conteúdo para o seu site e redes sociais. Divulgue essas publicações em grupos estratégicos de acordo com o seu público. 

Ter um tempo maior de divulgação facilita que os interessados possam montar o seu time e se inscrever. 

º Realize o congresso técnico

O congresso técnico é uma reunião entre os representantes das equipes antes do evento esportivo começar para definir e explicar os detalhes e regras da competição. É nesse momento que serão repassadas informações sobre uniforme, horários, tempo de tolerância de atrasos para os jogos, esclarecimentos sobre o regulamento, etc. Se você quiser, pode aproveitar o congresso técnico para realizar o sorteio de grupos e definir os primeiros confrontos. 

É importante que o congresso técnico seja divulgado e sua data esteja no regulamento. As equipes precisam estar cientes desse compromisso. 

º Monte a tabela de jogos

Depois da realização do congresso técnico, é a hora de montar a tabela de jogos com os horários de cada partida e divulgá-la. O ideal é que os jogadores saibam com antecedência sobre o horário que irão jogar e contra quem. Isso permite que eles pensem estratégias para seu jogo e se planejem para estar no local com antecedência, evitando o atraso e falta de atletas em campo por conflito de horários.

Na Plataforma de Gestão de Competições da SporTI, a tabela fica disponível online na página da competição.  

º Faça a gestão de quadras

É importante deixar bem claro para todos os participantes o horário e local de cada jogos com antecedência. Se o espaço que sediará  a sua competição, tiver mais de uma quadra ou campo – em caso de modalidades que acontecem nesses locais – você deve orientar onde será cada jogo. 

O ideal é que essas informações sejam divulgadas assim que forem definidas. Na Plataforma SporTI, comunicados automáticos são enviados para todos os atletas e membros da comissão técnica assim que a partida é marcada. Essa ferramenta te auxilia com a comunicação eficiente com os participantes.

Sempre terá alguém que esqueceu de olhar ou se esqueceu, então para facilitar o seu trabalho no dia do evento, cole pela arena informativos sobre as disputas do dia, com horário e qual campo. 

º Tenha atrações para os dias do evento

Já foi o tempo que o evento esportivo era apenas um jogo. O atleta pode ir jogar e aproveitar o evento de diferentes maneiras. Por isso, é importante pensar em atrações de acordo com o perfil do seu público, incluindo jogadores e torcida. 

Ter atrações é um jeito de levar mais pessoas para o evento e que elas permaneçam mais tempo no espaço. Algumas pessoas deixam de ir em eventos esportivos por não gostarem tanto de esporte, mas, caso tivesse outras ações, elas optariam por conhecer.

Pense no local que será realizado o evento e escolha atrações que se encaixam no espaço que você tem disponível: uma banda ao vivo, um espetinho para vender na hora, um espaço para crianças brincarem…

º Capriche na cerimônia de premiação

A cerimônia de premiação é para fechar o seu evento com chave de ouro. As medalhas e troféus são fundamentais para coroar os campeões. Você deve pensar no momento da entrega para torná-lo mais especial. 

Você pode pensar em premiações para os atletas que se destacaram na competição. A Plataforma SporTI possui rankings coletivos e individuais e a partir deles você pode definir os critérios para prêmios.  

Alguns detalhes podem fazer a diferença! Capriche na música, na organização para a ordem de entrega, defina quem fará a entrega dos prêmios e garanta que tudo seja fotografado! Esse também é um bom momento para agradecer aos apoiadores e participantes do evento pela confiança.

Quer receber conteúdos esportivos exclusivos? Cadastre-se!

Agora que você já sabe como fazer um bom planejamento, captar patrocinadores e tirar o evento do papel ficou fácil!

Mas mais fácil ainda é usar a plataforma que te auxilia e facilita o seu trabalho em todas as etapas!

Crie agora seu campeonato e comprove!

Etiquetas

Isabelle Tofani

Oi, eu sou a Isabelle! Sou publicitária apaixonada por Marketing Esportivo e pelo poder do Esporte no mundo e na vida das pessoas. Aqui no blog da SporTI vou te ajudar a melhorar a gestão dos seus eventos esportivos :)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar