Planejamento estratégico esportivo: como entrar em 2021 com tudo
Começar um novo ano com metas estabelecidas e sabendo as melhores estratégias para alcançá-las é essencial para o sucesso da gestão esportiva, concorda? Por isso, investir em um planejamento estratégico é o principal passo para dar start em um período vencedor no esporte.
O planejamento estratégico esportivo contempla análises, projeções, objetivos e ações para atingir o que a organização almeja no curto, médio e longo prazos. Ele será sua principal ferramenta para obter uma visão clara do panorama da organização e para ajudar você a colocar todas as ações em um cronograma para nada passe batido.
Esse recurso ainda é pouco utilizado pelas organizações esportivas, mas, felizmente, você pode mudar esse cenário a partir do ano que vem! Quer saber como?
Acompanhe os próximos tópicos!
O que é o planejamento estratégico esportivo
Antes de mostrar como você pode colocar o planejamento estratégico esportivo em prática, vamos pensar melhor a respeito desse termo.
Imagine um time profissional de futebol. Esse time conta com um treinador experiente, uma boa comissão técnica e atletas especialistas no que fazem. Quando o objetivo é a conquista de um campeonato, por exemplo, todos os envolvidos traçam planos estratégicos de treinamentos, de nutrição, de metas de curto e médio prazo, de recuperação muscular e por aí vai.
O mesmo vale para planejamentos estratégicos de organizações esportivas: planejar é antecipar o futuro, organizar informações e orientar as ações em direção a um objetivo. Para isso, é fundamental partir de uma análise do ambiente interno e externo para definir estratégias de competição no mercado.
Quer entender melhor? Continue a leitura!
Como elaborar um planejamento estratégico para 2021
Como mencionamos, a elaboração do planejamento estratégico deve partir de algumas etapas de análise para entender o cenário no qual a organização está inserida.
Saiba mais:
Faça um diagnóstico completo
Nesta primeira fase do planejamento o gestor esportivo deve fazer um mapeamento da própria organização e dos concorrentes para entender totalmente o cenário. O ideal é levantar dados financeiros, administrativos, de performance geral e a respeito de clientes, concorrentes, mercado, fornecedores.
Em suma, especialmente se essa é a sua primeira vez elaborando um planejamento estratégico esportivo, você precisa ter uma ideia de como a organização tem atuado em um contexto geral. Este também é o momento de identificar pontos fortes e fracos do mercado e da própria organização.
A ferramenta mais indicada para isso é a análise SWOT (FOFA), que avalia as forças e fraquezas no ambiente interno, assim como as oportunidades e as ameaças externas que podem prejudicar o negócio.
Ao identificar esses pontos, a organização conhece o campo em que pode e deve investir, quais estratégias deve adotar diante das ameaças e qual é a sua potência no mercado atualmente. A partir dessas análises será possível estabelecer as metas e os objetivos.
Defina objetivos e metas
Os objetivos e as metas são os parâmetros que a organização deverá seguir em suas ações ao longo do ano: eles orientam a parte prática do planejamento estratégico.
Ao passo que os objetivos podem ser mais abrangentes, as metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Ou seja, devem ser fáceis de acompanhar e compreendidas em um espaço de tempo.
Trace as estratégias
Agora é hora de provar a viabilidade das metas que você estabeleceu anteriormente e desmembrar as ações que serão implementadas no curto prazo. Uma boa ideia é começar respondendo às perguntas do método 5W2H para definir as prioridades:
- why: por que a tarefa deve ser executada?;
- what: o que exatamente deve ser executado?;
- who: quem deve executar a tarefa?;
- when: quando a tarefa será executada?;
- where: onde a tarefa será executada?;
- how: como a tarefa será executada?;
- how much: quanto custará a execução?.
Nesta fase também é a hora de definir como será alocado o orçamento e como serão distribuídas as demandas em relação a tempo, pessoas, materiais, espaços… Tudo isso ajudará você a tomar decisões mais assertivas e a melhorar o desempenho esportivo e administrativo.
Execute o que foi planejado até aqui e avalie
Estratégias definidas, agora é o momento de trazê-las à tona! Todo o esforço dedicado ao planejamento valerá a pena nesta etapa, pois a execução das tarefas será bem mais simples. Trabalhar com as informações bem organizadas e com um cronograma — em vez de fazer tudo com urgência e sem priorização — faz toda a diferença.
Ao fim do projeto ou de um período predeterminado, avalie os resultados para fazer correções de rota ou para ampliar o foco em ações que vêm performando melhor. Somente com as metas definidas no seu planejamento estratégico você saberá se o que foi obtido foi satisfatório ou não. Afinal, como saber se você chegou lá se não sabe para onde vai?
Por que a tecnologia é indispensável em um plano estratégico
Não adianta quase nada estabelecer um plano promissor para o próximo ano e traçar diversas ações se a sua organização esportiva não acompanha as evoluções do mercado. Eventualmente, você ficará para trás novamente.
Investir em tecnologia, portanto, é manter-se competitivo e trabalhando em alto nível — tanto esportiva quanto administrativamente. Algumas ferramentas são indispensáveis para elevar o patamar da sua gestão esportiva e para acompanhar o desenvolvimento dos projetos planejados por você.
A SporTI tem variadas soluções para gestão de escolas de esportes, gestão de competições presenciais e eletrônicas e gestão esportiva. Entre em contato conosco para saber mais!
E aí? Tudo pronto para agir com base em um excelente planejamento estratégico esportivo em 2021? Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de tudo que envolve gestão, esporte e tecnologia!