Eventos esportivos

Nota Oficial: o que é, como fazer e modelos para você criar a sua!

A Nota Oficial é feita com a intenção de informar e explicar para o público sobre o posicionamento da organização frente ao que está sendo anunciado.

A Nota Oficial de um evento esportivo é um documento feito pela organização responsável pela competição ou por pessoas públicas com informações e esclarecimentos sobre situações variadas. 

Tais documentos são divulgados com a intenção de informar e explicar para o público sobre o posicionamento da organização frente ao que está sendo anunciado. 

As notas oficiais podem servir a diversos propósitos e podem ser veiculadas em qualquer meio de comunicação, desde que passem credibilidade e confiança para o público-alvo do comunicado. 

Quer saber mais sobre o assunto e ver como criar uma nota oficial? Confira este artigo! Além de mostrar o que é uma nota e como elaborar uma, aqui também traremos cinco modelos para que você crie a sua em poucos minutos! 

O que é uma Nota Oficial

As notas oficiais são comunicados divulgados por empresas, clubes ou organizações esportivas para esclarecer assuntos que já circulam na mídia acerca de escândalos, acusações e condutas não exemplares. 

É papel da assessoria de imprensa da organização redigir as notas para protegê-la ou proteger figuras públicas como parte do processo de gerenciamento de crises. Dessa maneira, as notas oficiais devem ser criadas para amenizar os efeitos negativos de determinados eventos ou situações.

Notas desse tipo também podem ser disparadas para comunicar a saída ou a chegada de algum profissional estratégico, para esclarecer regras de uma competição, para prestar condolências, para repudiar um comportamento nocivo ou para marcar o posicionamento da organização frente a algum fato controverso. 

A seguir apresentaremos algumas dicas de como construir uma Nota Oficial e deixaremos modelos de notas de nomeação, de esclarecimento e de punição para que você possa preencher e criar a sua nota em poucos minutos!

Tipos de nota oficial: conheça os principais

Como vimos, existe uma nota oficial para cada tipo de assunto e posicionamento. Elas podem ser criadas tanto para comunicação externa (para esclarecer boatos, falar sobre a saída de jogadores ou para repudiar alguma ação, por exemplo) quanto interna (mudanças na administração do clube, contratação de jogadores ou punição). 

As principais notas oficiais são de esclarecimento, repúdio, nomeação e punição. Acompanhe!

Nota de esclarecimento

As notas de esclarecimento são feitas para que a organização se posicione diante de uma situação de interesse público: denúncias, demissões, boatos… Nesse sentido, o próprio nome já diz bastante: este documento precisa esclarecer o ocorrido ou as ações futuras e apontar as medidas para amenizar o impacto negativo da organização. 

Nota de repúdio

A nota de repúdio é o documento que expressa a reprovação da empresa ou organização esportiva a alguma ação ou discurso praticado por outra equipe, por jogadores, dirigentes ou torcedores. Geralmente, a posição leva em conta os princípios defendidos pela entidade esportiva e isso é posto de forma clara na nota oficial.

Nota de nomeação

Por outro lado, a nota de nomeação é publicada para anunciar a designação ou a mudança de cargo de um profissional. O documento deve conter um breve histórico do colaborador e apontar quais serão as suas novas atribuições a partir de agora. 

Nota de punição

A nota de punição deve ser feita e divulgada quando a organização esportiva deseja tornar pública a restrição da atividade de um profissional devido a um ato ilícito. No esporte, geralmente é publicada quando um jogador ou membro da equipe é punido em campo por ações violentas, antidesportivas ou que infringem as regras da competição. 

Como fazer uma Nota Oficial

Antes de mais nada, vale dizer que o conteúdo e a composição da Nota Oficial variam de acordo com a sua finalidade. No entanto, algumas características são comuns a todas as notas. 

Saiba mais sobre como redigir um documento deste tipo:

  1. use sempre como título “Nota Oficial” + teor do assunto + semestre e ano de divulgação da declaração;
  2. use o subtítulo para explicar sobre o que a Nota Oficial abordará;
  3. comece a nota citando o que será esclarecido; 
  4. seja claro e sincero ao longo de todo o comunicado;
  5. explique o posicionamento da organização frente aos fatos de forma simples e direta;
  6. demonstre estar à disposição para demais esclarecimentos e informações.

E então? Gostou de saber como escrever uma nota oficial e quer ver alguns templates para orientar a produção das suas? Confira o próximo tópico!

5 modelos de Nota Oficial para adiantar o seu trabalho

O tópico acima mostra um esquema de 6 passos para a construção de uma boa nota oficial. Por ser um texto quase “padronizado” e enxuto, é possível aproveitar modelos e templates de notas para construir as que a sua organização precisa divulgar.

A seguir, apresentamos 5 modelos de notas para que você possa preencher e redigir a sua em poucos minutos. Fique à vontade para salvar os modelos ou para consultar este artigo sempre que necessário! Bom trabalho! 

1. Nota oficial de Nomeação 

Título: Nota Oficial [Número da Nota] / [ANO]

Subtítulo: Nomeação de [escreva o nome do profissional] ao cargo de [escreva o cargo]

Texto: 

Sobre a nomeação de [escreva o nome do profissional] ao cargo de [escreva o cargo], a/o [escreva o nome da organização] vem a público prestar os seguintes esclarecimentos: 

1) [Explicar sobre o histórico do profissional];

2) [O motivo de ela/ele ter sido indicada/o para o cargo]; 

3) [Como ela/ele foi aprovada/o para o cargo]; 

4) [Explicar sobre a qualificação da/o profissional e competência para o cargo];

[Finalizar com cidade e data de divulgação da nota] 

[Nome e assinatura do responsável]

2. Modelo de Nota de Esclarecimento 

Título: Nota Oficial de Esclarecimento [Número da Nota] / [ANO]

Subtítulo: A/o [nome da organização] faz esclarecimento sobre [assunto]

Texto: 

A/O [insira nome da organização] vem a público esclarecer que [inserir parágrafo sobre o assunto do esclarecimento]. 

A/O [Nome da organização] ainda informa que [explicar as medidas tomadas / mostrar quais foram os equívocos]. 

Assim, ressaltamos que [falar sobre o comprometimento em resolver a questão da melhor forma].

[Finalizar com cidade e data de divulgação da nota]. 

[Nome e assinatura do responsável] 

3. Modelo de Nota Oficial de Esclarecimento de Regras da Competição

Título: Nota Oficial [Número da Nota] / [ANO]

Subtítulo: A/o [nome da organização] faz esclarecimento sobre regras da/o [nome da competição]

Matéria: 

Considerando o Artigo [colocar o Artigo do regulamento que explica isso], Parágrafo [colocar o Parágrafo do regulamento que explica isso] do Regulamento Geral [colocar o nome da competição], [explicar aqui o que está sendo considerado e contestado].

Resolve:

Deste modo, determina-se que [Explicar aqui o que foi resolvido pela Organização frente à contestação].

[Finalizar com cidade e data de divulgação da nota] 

[Nome e assinatura do responsável] 

4. Template de Nota de Punição de atleta

Título: Nota Oficial [Número da Nota] / [ANO]

Subtítulo: A/o [nome da organização] faz esclarecimento sobre [a punição] da/o [nome do atleta]

Matéria: 

A [nome da organização] se reúne antes de todos os eventos esportivos realizados por ela para a elaboração do regulamento de cada competição

O regulamento é aceito pelos representantes das equipes e pela comissão organizadora, que o cumprirá com base em relatos feitos em súmula pela equipe de arbitragem.

Tal documento é composto por vários artigos que tratam da finalidade, do objetivo, da organização, da comissão disciplinar, da premiação, dos participantes, da parte de disciplina como também das possíveis punições a atletas ou equipes durante as competições.

Durante o jogo entre [especificar o jogo e os times em disputa], realizado no dia [data], segundo relatos feitos [explicar se os relatos vieram de súmulas, de árbitros, entre outros], a/o atleta [nome completo da/o atleta] [explicar a/o atleta fez, como ofensas à arbitragem, falta durante o jogo, etc] [explicar quem foi ofendido ou quem sofreu a falta, etc].

Por isso, o caso foi levado a julgamento e a/o atleta foi punido pela [organização, comissão, etc], com base no Artigo [colocar o Artigo do regulamento que consta sobre as punições], que diz: “[copiar e colar o artigo aqui], como também pelo Art. [colocar outro Artigo, caso tenha no regulamento outra parte falando sobre esta punição].

Diante dos esclarecimentos acima descritos, salientamos o cumprimento do regulamento em todos os seus artigos de forma a garantir sempre o bom andamento de todas as competições.

[Finalizar com cidade e data de divulgação da nota] 

[Nome e assinatura do responsável] 

5. Modelo de Nota de Repúdio

Título: Nota de Repúdio a respeito de [descrever acontecimento] 

Matéria: 

A [nome da empresa ou instituição] vem manifestar o seu repúdio a [declaração ou ação] de  [inserir nome do(a) (autor(a) da fala ou atitude repudiada], a respeito da/do [assunto objeto da fala].

Dessa maneira, ocorre que [inserir o posicionamento da organização], uma vez que [explique os motivos do repúdio].

Estamos atentos a expressões e atitudes desta natureza e não toleraremos em nenhuma hipótese que tais práticas se repitam, pois não condizem com nossos valores.

[Finalizar com cidade e data de divulgação da nota] 

[Nome e assinatura do responsável] 

E então? Viu como é simples criar uma nota oficial? Com os nossos modelos, então, esse processo fica ainda mais rápido! 

Dica bônus: se você já usa a Plataforma SporTI para otimizar a gestão dos seus eventos esportivos, recomendamos publicar a nota no seu Portal de Notícias. Além de passar credibilidade, você poderá compartilhar a notícia em outras redes sociais pela própria plataforma. 

Gostou deste texto? Quer receber conteúdos como este em primeira mão? Assine a nossa newsletter! 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar