5 dicas para melhorar a gestão financeira da sua escola de esportes
Ter uma boa gestão financeira é uma das partes mais importantes e difíceis de uma escola de esportes. É preciso ter controle de matrículas, mensalidades e eventos, quanto mais simples for essa tarefa, melhor será executada e trará mais retorno.
Confira as 5 dicas que separamos para você conseguir melhorar a gestão financeira da sua escola de esportes.
Boa leitura!
1 – Tenha uma presença digital
Sua presença digital faz diferença na sua escola de esportes, é importante que ela seja encontrada com facilidade nos meios digitais. Através de aplicativo, site, portal de notícias e redes sociais, você mantém os pais e alunos informados de tudo o que acontece.
Mas o que isso tem haver com os seus recursos financeiros? Bom, além de atrair novos alunos, uma boa presença digital pode atrair novos patrocinadores, conquistando novos recursos financeiros para o seu negócio. Existem espaços publicitários nos meios digitais que podem ser oferecidos aos patrocinadores como forma de divulgação.
2 – Reduza a inadimplência
Ter muitos alunos inadimplentes é um problema para uma escola de esportes, isso atrapalha o gerenciamento financeiro e a lucratividade.
Uma das alternativas para reduzir o número de inadimplentes é otimizando a gestão financeira da sua escola de esportes. Desta forma, é possível obter relatórios e realizar o envio de cobranças de maneira automática. Além disso, uma boa forma de reduzir a inadimplência é facilitando a forma de pagamento, assunto do próximo item.
3 – Facilite o pagamento como puder
Cada vez mais as pessoas buscam por praticidade na hora de realizar um pagamento, e cabe às empresas facilitarem isso. A escola de esportes precisa oferecer comodidade e segurança para os pais e alunos na hora de realizarem os pagamentos.
Com a cobrança e recebimento de mensalidades automatizadas, os pagamentos são feitos de maneira totalmente on-line por cartão de crédito e boleto bancário. Além disso, é possível antecipar os recebimentos e emitir nota fiscal eletrônica automaticamente, e o gestor recebe todos os pagamentos diretamente na sua conta bancária.
4 – Use a tecnologia como aliada
Ao utilizar a tecnologia para gerir os recursos financeiros, algumas atividades tornam-se mais simples de serem executadas. Existem diversas ferramentas disponíveis de fácil acesso e baixo custo para você gerenciar o seu negócio esportivo
Você pode realizar cobranças de maneira automática com os alunos e até mesmo com seus parceiros, evitando que tenham pendências financeiras. Dessa forma, garante o bom funcionamento da sua escola de esportes podendo crescer e ser ainda mais lucrativa. E poder contar com relatórios administrativos é melhor ainda né? Te ajuda a fazer escolhas que sejam responsáveis do ponto de vista financeiro com mais rapidez e segurança.
5 – Tenha uma Plataforma de gestão eficiente
Uma forma de centralizar todas essas dicas em um único lugar é utilizando uma plataforma de gestão. Através dela diversas atividades são automatizadas, diminuindo esforço e tempo, e melhorando o fluxo de trabalho com algumas tarefas.
Você pode ter todas as informações financeiras sobre o seu negócio esportivo na palma da mão. Com uma plataforma personalizada você tem dados em tempo real que te ajudam a tomar as melhores decisões.
Com a Plataforma SporTI você tem acesso a uma variedade de ferramentas, trazendo mais eficiência e mais lucro a sua escola de esportes. Além de ajudar na gestão financeira, a Plataforma SporTI te ajuda em toda a gestão, facilitando outras tarefas da sua organização.
Acesse o nosso site e conheça todas as soluções que temos para te ajudar na gestão do seu negócio esportivo.