Coronavírus no esporte: o que vai mudar em 2020?
Saiba como o coronavírus afetou competições de diferentes modalidades ao redor do mundo.
No dia 11 de março deste ano, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS) deu uma declaração dizendo que a expansão no coronavírus já é uma pandemia.
Pouco depois do anúncio oficial, dirigentes esportivos já estavam reunidos em todo o mundo, discutindo quais seriam primeiras medidas preventivas.
Neste post vamos te contar o que foi decidido e o que vai mudar nas competições marcadas para 2020.
O que vai mudar para o futebol
O calendário de várias competições foi alterado devido ao coronavírus, principalmente daquelas que envolvem viagens internacionais.
- Eurocopa: ela seria disputada entre os dias 12 de junho e 12 de julho deste ano. Agora, a competição foi adiada para 2021 e vai acontecer entre os dias 11 de junho e 11 de julho.
- Liga dos Campeões: a Uefa determinou a suspensão por tempo indeterminado dos jogos que faltavam nas oitavas de final. Os times que já estavam classificados para as quartas são o PSG, RB Leipzig, Atlético de Madri e Atalanta.
- Copa América: a Conmebol anunciou que os jogos seriam adiados para 2021 também, contudo sedes na Argentina e Colômbia ainda estão mantidas.
- Libertadores: ao contrário da Copa América, a Conmebol decidiu suspender as partidas por tempo indeterminado.
- Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022: logo após as decisões feitas sobre os campeonatos regionais, a Conmebol solicitou a Fifa que as partidas eliminatórias para a Copa no Catar fossem adiadas. A Fifa autorizou, mas não há nenhuma data prevista para os jogos.
As ligas nacionais de vários países tiveram seus jogos suspensos:
- Espanha: com o time do Real Madrid em quarentena, o campeonato espanhol foi adiado por duas rodadas.
- Itália: como todo o país enfrenta uma situação delicada, os jogos foram suspensos até o dia 4 de abril.
- França: até o dia 15 de abril todos os jogos serão a portas fechadas.
- Inglaterra: depois que o técnico do Arsenal, Mikel Arteta, foi diagnosticado com coronavírus, os jogos foram suspensos até o dia 13 de abril.
- Alemanha: o campeonato foi completamente paralisado e não há data definida para o retorno dos jogos.
Portugal, Argentina, Chile, Colômbia e Equador também escolheram manter os portões fechados para o público, porém, por tempo indeterminado.
Enquanto isso, no Brasil…
A situação é a seguinte: a CBF publicou um anúncio informando que a Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20 estão suspensos e sem previsão de retorno.
As federações estaduais terão autonomia para escolherem como proceder de acordo com o que acharem que deve ser feito.
Além disso, o Flamengo passa por um momento cheio de dúvidas com o diagnóstico positivo para coronavírus do técnico Jorge Jesus. Todo o time, comissão técnica e funcionários do departamento de futebol foram testados e aguardam resultados.
Outros esportes que tiveram suas competições alteradas
Não foi apenas o futebol que teve seus jogos suspensos ou adiados. Outras modalidades esportivas também estão reagendando suas competições. Saiba quais são elas logo abaixo.
Atletismo
O Campeonato Mundial de Atletismo Indoor, que seria realizado em Nanjing, na China, foi adiado para 2021. De acordo com a World Athletics, a disputa ainda será na cidade chinesa, entre os dias 19 e 21 de março do ano que vem.
Confira outros eventos que foram adiados:
- Maratona Internacional de São Paulo;
- Campeonato Mundial de Meia Maratona de Atletismo de Gdynia, Polônia;
- Maratona de Londres, Inglaterra;
- Maratona de Boston, Estados Unidos.
A Maratona de Tóquio não foi cancelada, mas impediu a participação de atletas amadores. Apenas os corredores de elite estão autorizados a participar da disputa.
Futebol Americano
Até o momento, a National Football League (NFL) não anunciou a interrupção das suas atividades e que as datas para o Draft 2020 estão mantidas. O evento vai acontecer entre os dias 23 e 25 de abril em Las Vegas, mas sem público presente.
Aqui no Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) optou por suspender todas as suas competições até o final do primeiro semestre de 2020.
Vôlei
Nas quadras de vôlei a situação é semelhante, com várias paralisações.
A Liga das Nações foi adiada e para depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas a data precisa ainda não foi confirmada pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB).
Já a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), optou pela suspensão dos jogos da Superliga Feminina e Masculina. Ainda sim, alguns jogos das quartas de final da divisão feminina serão mantidos e os portões vão ficar fechados.
As incertezas sobre as Olimpíadas de Tóquio em 2020
Marcadas para começar no dia 24 de julho às Olimpíadas de Tóquio estão, a princípio, confirmadas.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou uma nota no dia 17 de março, afirmando que vai manter as datas dos jogos a primeiro momento. O presidente da entidade, Thomas Bach, afirma:
“Todas as medidas estão sendo tomadas para salvaguardar a segurança e os interesses dos atletas, treinadores e equipes de apoio”.
Mas nem todos compartilham desta visão. Haruyuki Takahashi, membro do grupo executivo do comitê sugeriu que as Olimpíadas fossem adiadas para 2021 ou 2022. Ao mesmo tempo, o chefe do comitê, Yoshiro Mori, classificou como “absurda” a mudança de data.
Ainda no dia 17 de março, o primeiro-ministro, Shinzo Abe, afirmou publicamente que deseja realizar os eventos mesmo diante de uma pandemia de coronavírus. Outra afirmação feita foi de que os jogos não vão ser realizados sem a presença do público.
A decisão final sobre as Olimpíadas ainda deve ser tomada, mas ao que tudo indica, a pira olímpica em Tóquio vai ser acesa no dia 24 de julho.