Escolas de Esportes

Diferença entre esportista e atleta

Saiba a diferença entre atleta, esportista, jogador e desportista.

Muitas pessoas usam as nomeações esportista, atleta, desportista e jogador para se referirem às pessoas que praticam esportes, sejam eles profissionais ou não. Mas qual a diferença entre esses termos?

Esportista

O esportista, também conhecido como desportista, é aquele que se dedica ao esporte, em qualquer modalidade, de forma amadora ou profissional. Ou seja, ele pode treinar com o intuito de participar de superar seus próprios limites, se exercitar de modo divertido e/ou participar de competições. Mas também pode ser aquele que se dedica integralmente à modalidade esportiva que escolheu, de modo profissional.

De acordo com o Dicio, Dicionário Online de Português, “Esportista” é que ou quem se dedica ao esporte; desportista.

Atleta

A palavra “atleta” é geralmente usada para se referir a pessoas que praticam qualquer modalidade esportiva. Mas historicamente a palavra vem de “atletismo”, que teve origem na Grécia Antiga, onde houve o primeiro registro de uma competição de atletismo.

O atleta era um participante de competições esportivas, como os Jogos Olímpicos. Os atletas participavam de corridas, provas de arremessos, saltos à distância, entre outras modalidades.

Atualmente, o atletismo ainda é considerado como um conjunto de esportes formado por corrida, lançamentos e saltos, com muitas variações de modalidades.

De acordo com o Dicio, Dicionário Online de Português, “Atleta” é a pessoa que pratica o atletismo.

Atualmente, a palavra “atleta” ganhou um significado mais amplo e abrange também esportistas de modalidades além do atletismo, geralmente usado para nomear aqueles que se dedicam de modo profissional ao esporte.

E você? Quais termos você acha que são mais corretos para usar?

Quer receber conteúdos esportivos exclusivos? Cadastre-se!

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar