Escolas de Esportes

Esportista e atleta: você sabe qual é a diferença entre eles?

Saiba a diferença entre atleta, esportista, jogador e desportista.

Dizer o que os esportistas, os atletas, os desportistas e os jogadores têm em comum é fácil: todos são praticantes de atividades físicas e de esportes individuais ou coletivos. No entanto, quando se trata de diferenciar esportista e atleta, muitas pessoas se confundem. É o seu caso?

Se a sua resposta foi positiva, não se preocupe! Neste artigo nós mostraremos a diferença entre esportista e atleta. Confira!

O que caracteriza um esportista?

O esportista, também conhecido como desportista, é aquele que se dedica ao esporte, em qualquer modalidade, de forma amadora ou profissional. Ou seja, ele pode treinar com o intuito de superar seus próprios limites, de exercitar-se de modo divertido e/ou participar de competições. 

Em geral, o esportista é um indivíduo com grande interesse em uma ou mais modalidades esportivas, que pratica esportes várias vezes por semana e que se preocupa em manter a própria forma física para continuar atuando com boa saúde e bom desempenho. No entanto, ele não possui nenhum vínculo profissional com clubes ou federações.

O que caracteriza um atleta?

A palavra “atleta” é geralmente usada para se referir a pessoas que praticam qualquer modalidade esportiva. Historicamente a palavra vem de “atletismo” e tem origem na Grécia Antiga, onde houve o primeiro registro de uma competição desse tipo.

Atualmente, porém, a palavra “atleta” ganhou um significado mais amplo e abrange também esportistas de modalidades além do atletismo: o termo agora é usado para nomear aqueles que se dedicam de modo amador ou profissional ao esporte.

O que diferencia o esportista e o atleta? 

Essa dúvida tão comum pode ser respondida com uma afirmação simples: todo atleta é esportista, mas nem todo esportista é atleta. Neste caso, o que queremos dizer é que os atletas vivem do esporte, têm nessa atividade sua principal fonte de renda e se dedicam a atingir altos níveis de desempenho. 

O principal objetivo do atleta, principalmente o atleta profissional, é vencer as competições e, para isso, ele se dedica a treinar para chegar ao ápice da própria performance e estuda as melhores estratégias para alcançar suas metas e conquistas.

Já os esportistas, por sua vez, buscam na prática de atividades físicas qualidade de vida e superação. Eles podem ser competitivos, mas as metas geralmente envolvem ultrapassar limitações pessoais — físicas e mentais — e não profissionais.

Essencialmente, a profissionalização de um atleta ocorre quando o indivíduo se torna membro de alguma federação esportiva e paga uma taxa para manter-se filiado. A partir daí ele estará apto para participar de competições profissionais, para representar clubes ou times e para ser reconhecido como profissional. 

E então? Gostou de saber a diferença entre esportista e atleta? Em qual dessas duas categorias você se encaixa? Fato é que, esportista ou atleta, foco e determinação são características essenciais para triunfar em qualquer modalidade esportiva.

Para saber mais sobre esportes, assine nossa newsletter e receba mais dicas sobre esse fascinante universo diretamente em sua caixa de entrada!

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar