Gestão esportiva

Free Fire, League of Legends e outros games, além de corrida e bike: saiba como organizar eventos esportivos no modelo híbrido

A pandemia trouxe diversas mudanças em todas as áreas, principalmente na de eventos esportivos, onde a maioria é realizada presencialmente. Assim como em todos, o mercado esportivo precisou se reinventar e se adaptar às novas maneiras de realizar os eventos. 

Até o final do texto iremos te contar:

  • O que é evento esportivo híbrido? 
  • Como organizar um evento esportivo híbrido? 
  • Evento esportivo híbrido por meio da tecnologia, comunicação, gestão e marketing esportivo.

Boa leitura!

O que é evento esportivo híbrido? 

Um evento esportivo híbrido é aquele que pode ser consumido tanto no formato online como no presencial. Ambos os modelos possuem suas particularidades, então é preciso estar atento à mudança de regras, regulamento e informações. 

O evento online foi uma grande solução nos últimos 2 anos devido a pandemia, e muitos gestores esportivos descobriram novas formas de atrair o público. Com o avanço da vacinação, as atividades presenciais estão voltando de forma gradual. E no meio disso, existe a inserção do modelo híbrido para todos os tipos de eventos, incluindo os esportivos. 

Mas afinal, quais são as vantagens de realizar um evento esportivo híbrido? 

  • Alcance maior de público por não haver restrição de localidade;
  • Custo x benefício, o investimento em eventos online é menor; 
  • Aumento das possibilidades para patrocinadores e parceiros exporem a marca em ambientes de marketing digital;
  • Oferecer novas experiências digitais para o público; 
  • Produção de maior e melhor conteúdo digital;
  • Interatividade digital maior, através das redes sociais e comunidades;
  • Sustentabilidade, mais itens tecnológicos e menos itens descartáveis.  

E com a pandemia os eventos presenciais precisam de um investimento maior por conta dos protocolos de segurança. Havendo a limitação do público em alguns casos, e no formato online não há protocolos e nem limite de público.

Como organizar um evento esportivo híbrido? 

Imagine que você vai realizar um evento esportivo de Free Fire para todo o Brasil, ele vai começar online. O primeiro passo é definir o planejamento estratégico, pois é através dele que você organizará suas ideias, metas e objetivos. É preciso fazer uma boa divulgação para o Brasil todos, nas redes sociais, através de influenciadores. Já as fases finais da competição você realizará presencialmente. Precisa organizar o deslocamento dos jogadores envolvidos, ter a estrutura necessária para a competição e divulgar as fases presenciais.  

Você pode realizar eventos esportivos híbridos também com modalidades convencionais, como corrida e bike. Atualmente existem diversos aplicativos que possibilitam a marcação de tempo de corrida e quilometragem. Você pode realizar uma fase classificatória online, onde os participantes enviam as informações e aqueles que obtiverem o melhor tempo participam de uma prova presencial.  

Como todo bom evento, independente de ser híbrido, presencial ou online, é preciso criar um regulamento ou cronograma, buscar patrocinadores e divulgar o evento. Mas para realizar um evento esportivo de sucesso, você precisa se atentar à divisão de tarefas e a organização financeira.  

A tecnologia é fundamental para a realização de qualquer evento esportivo, principalmente se possuir interações online por aplicativos e redes sociais. A gamificação dos eventos traz diversas experiências novas para o público, e isso se torna um diferencial na hora de atraí-los. 

O maior desafio do evento híbrido é gerar experiências especiais ao público, tanto presencial como online. Apesar de ser um grande desafio não é tão difícil quanto parece, com plataformas, aplicativos e redes sociais é possível ter experiências incríveis. 
Por fim, o que todo evento esportivo de sucesso tem é uma boa comunicação. Se houver inscrições antecipadas, divulgar as datas e valores de ingressos, onde será a transmissão, quais canais estão as informações do evento. Claro, tudo isso contando com a tecnologia que é aliada de todo evento esportivo, seja pequeno, médio ou grande.

Evento esportivo híbrido por meio da tecnologia, comunicação, gestão e marketing esportivo

Que a tecnologia contribui para a organização de um evento esportivo todo mundo sabe, mas você sabe qual ferramenta escolher? Há diversas ferramentas que podem ser utilizadas na hora de gerenciar um evento, mas é preciso ter cuidado na hora de escolher. Ferramentas demais podem acabar atrapalhando o seu trabalho, utilize aquelas que você possa gerenciar várias atividades em um só lugar.

As competições de Free Fire, League of Legends, FIFA, são um ótimo exemplo de eventos no modelo híbrido. Mas é possível realizar eventos híbridos com modalidades mais convencionais como corrida e bike, como citado anteriormente. Atualmente, existem diversos aplicativos que possibilitam a organização desses eventos no modelo híbrido. Os participantes não precisam estar no mesmo lugar para conseguir competir. Por meio de uma Plataforma, o gestor pode realizar transmissões online, receber inscrições, pagamentos, realizar chaveamento de jogos e enviar comunicados. As Plataformas personalizadas têm sido a solução para diversos problemas que os gestores esportivos enfrentam. Com elas é possível diminuir o investimento em pessoas, otimizar o tempo, melhorar resultados, diminuir prejuízos e ter aplicativo e/ou site personalizado. 

Além disso, as ferramentas contribuem para que o seu evento seja mais profissional, transparente e muito mais organizado. Para realizar uma boa gestão do evento é preciso ter conhecimento em diversas áreas, entre elas comunicação, gestão e marketing esportivo.  

Se você busca uma ferramenta para gerenciar seu evento esportivo e ainda quer aprimorar seu conhecimento em gestão e marketing esportivo. Chegou a hora de vir com a gente! 

Só na SporTI, ao adquirir qualquer ferramenta você ganha um combo de cursos da THE360, melhor escola de gestão esportiva do país.  É a única parceria do mercado esportivo que te oferece ferramentas e conhecimento juntos, é tudo o que você precisa para dar um up no seu negócio esportivo. Confira as opções de ferramentas e cursos que você tem à disposição: 

Ferramentas disponíveis

  • eSports
  • Multisports 
  • Schools

Cursos disponíveis

  •  Business Futebol Clube – 1º edição 
  • Business Futebol Clube – edição internacional 
  • Esports
  • MKT no Futebol
  • Scout Análise de desempenho – 1º edição
  • Scout Análise de desempenho – edição internacional
  • Scout Análise de mercado
  • Futebol de base
  • Futebol em alta performance
  • Análise de jogo no futebol

Ficou muito mais fácil organizar o seu negócio e o seu evento esportivo, seja online, presencial ou híbrido. Aprenda com os melhores gestores do mercado esportivo e aplique na ferramenta que mais combina com seu negócio. Vem com a gente que nós vamos te ajudar a se diferenciar no mercado esportivo. 

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