Esportes

Dicas de treino em casa para quem não quer ficar parado durante a pandemia

Vamos te explicar como você pode se manter no ritmo em meio às restrições da pandemia.

O cenário de pandemia do coronavírus exige que medidas restritivas sejam tomadas para conter o contágio. Por isso, encontrar maneiras de manter o treino em casa é essencial para não descuidar da saúde durante este período tão complexo.

Afinal, atletas e esportistas amadores ou profissionais têm acesso reduzido ou suspenso a centros de treinamento, clubes e espaços importantes para a prática de esportes.

Para ajudar você a manter-se no ritmo, hoje daremos 4 dicas do que você pode fazer todos os dias para treinar em casa em meio a crise do coronavírus.

Confira!

Mantenha bons hábitos

Para atletas amadores, profissionais ou alunos de escolas de esportes, a manutenção de hábitos saudáveis na vida diária são imprescindíveis para não perder o ritmo de treino em casa. Além disso, eles criam uma rotina que auxilia na preservação do condicionamento físico. 

Alterações bruscas nestes hábitos podem ser difíceis de contornar depois. Portanto, fique atento a estes 5 pontos:

Converse com um profissional 

Em clubes, academias e centros de treinamento, os profissionais da saúde trabalham para ajudar quem pratica atividades físicas. Eles são seus melhores amigos neste momento e podem te dar boas dicas do que pode ser feito no seu treino em casa. 

Se você é um esportista amador ou profissional, entre em contato com eles através de uma ligação, WhatsApp e converse sobre suas necessidades e peça uma orientação. 

Se você está gerindo um time ou atletas, repasse as informações sobre treinamentos e exercícios que podem ser feitos dentro de casa. Desta maneira, você não só os ajuda a manterem-se condicionados fisicamente, mas oferece apoio enquanto gestor. 

Aposte em aulas online

Empresas como a Smart Fit, franqueadora de academias, estão disponibilizando aulas online com séries de exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar. O programa se chama Treine em Casa e pode ser acessado gratuitamente. 

Além disso, existem inúmeras aulas disponíveis no YouTube e que são ministradas por educadores físicos, treinadores e preparadores. Reserve um tempo do seu dia para fazê-las! 

Não negligencie o alongamento

Muitas pessoas não entendem a importância do alongamento e não seguem as recomendações mesmo em academias ou outros ambientes esportivos. No treino em casa isso tende a ser agravado.

No entanto, não se deixe levar pela preguiça. O alongamento possui uma série de benefícios:

  • diminuição da rigidez muscular;
  • aumento do fluxo de sangue na área alongada;
  • melhora oxigenação dos músculos;
  • redução da dor;
  • desenvolvimento de flexibilidade. 

Rotinas de alongamento podem ser seguidas dentro de casa, diariamente. Não subestime a importância deste exercício físico e mantenha o hábito de alongar-se.

Devido a todas as medidas de segurança relativas ao coronavírus, muitos reajustes precisam ser feitos para adaptar o seu treino em casa e outras soluções devem ser pensadas. Portanto, não exija de si mesmo um rendimento igual ao que teria em outra situação. 

Lembre-se que ao retornar às atividades, pode ser que tenha desafios. Atletas e esportistas terão que se preparar novamente, gestores terão que aguardar um pouco mais de tempo para campeonatos e todos teremos que ter um pouco de paciência. 

Portanto, não desanime! Estamos todos juntos nessa! 

E então? Você tem mais alguma dica para quem quer manter o ritmo de treino em casa? Deixe um comentário aqui!

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