5 Dicas de como organizar uma competição de esportes eletrônicos
Mais do que diversão e interação com os amigos, os jogos eletrônicos têm atingido projeções gigantescas de sucesso e faturamento. E não para por aí, esse cenário de ascensão, foi impulsionado pela pandemia e pelos lançamentos dos consoles de última geração, o PlayStation 5 e o Xbox Series X|S, no final de 2020, e geram uma expectativa, segundo relatório da PwC da Austrália, de crescimento de 7,5% ao ano até 2025.
E se pensa que essa projeção não chegará no Brasil, está enganado! O mercado brasileiro está se aproximando cada vez mais dos esportes eletrônicos.
Hoje em dia é possível encontrar centros de treinamento para gamers, patrocinadores e muita audiência, já que o Brasil está em 3º lugar no ranking de maiores torcidas e-sports do mundo, atrás somente da China e EUA.
Além disso, os esportes eletrônicos, multigames e 100% online tem se tornado uma tendência nas Instituições de Ensino, que tem o propósito de manter a motivação esportiva na nova realidade causada pela pandemia, bem como acompanhar a atual geração de alunos com o avanço das diversas tecnologias. Desta forma é possível inovar e sair na frente em relação às atividades desenvolvidas pelas instituições de ensino no Brasil e ainda contribuir para a formação humanística dos alunos, (re)aproximando alunos, pais, professores e colaboradores das instituições de ensino.
Se chegou até aqui é porque não quer perder a chance de faturar com essa onda digital, então preparamos para você 5 dicas de como organizar uma competição de esportes eletrônicos!
Vamos lá!
1- Organização é o ponto inicial e crucial
Pode até parecer óbvio, mas definir algumas características do campeonato ou torneio são extremamente importantes para o seu sucesso.
Existe uma variedade de tipos de esportes eletrônicos sendo praticados pelo mundo e consequentemente temos um público alvo para cada um. Temos games online, jogos para computador, Xbox ou Playstation e muitos outros. Você pode sim, escolher apenas um ou vários do mesmo segmento.
Com as modalidades escolhidas, é fundamental definir o público alvo, se serão apenas jogadores profissionais ou se será misto. No caso das Instituições de ensino, se serão apenas alunos ou se pais, professores e colaboradores também poderão participar.
Outras características de organização também devem ser pensadas nesse momento, como por exemplo, a duração do campeonato, regras, premiações e etc.
2- Invista em um plano de Marketing e Divulgação
O item que falamos anteriormente se torna crucial para iniciar qualquer competição pois é a partir dele que conseguimos passar para a segunda dica. Sem uma divulgação eficaz, o seu público alvo pode acabar não tendo conhecimento do evento ou não se interessar em participar.
Para divulgar qualquer evento e não seria diferente em um evento eletrônico, é preciso saber quais as redes sociais mais utilizadas pelo público, a linguagem a ser usada, o que seria atrativo e aumentaria o número de participantes e se é possível também conseguir parcerias com gaming influencers para divulgar o evento.
3- Ofereça transmissão on-line das partidas
Como falamos no início deste texto, a audiência em esportes eletrônicos existe e é muito grande.
Independentemente do tamanho ou público alvo do torneio, sempre teremos pessoas que querem acompanhar as disputas e premiações, por isso é interessante oferecer a transmissão on-line das suas competições com narrador, overlay, máscara de conteúdo, comentaristas, convidados, testemunhal e conteúdo exclusivo para patrocinadores
4- Os diferenciais conquistam!
Além de ferramentas básicas para os participantes da competição, você deve atender a outras expectativas para trazer ainda mais retorno financeiro para o seu negócio. Alguns diferenciais para a organização da competição são:
– Sites personalizados para a competição e para cada equipe ou player participante
– Pagamento das inscrições on-line, facilitado por boleto e cartão.
– Envio de notificações a cada atualização para os players envolvidos nas disputas
– Espaço exclusivo para patrocinadores do evento fazerem sua própria divulgação
A ideia aqui é pensar fora da caixa e trazer a melhor experiência para todos os envolvidos na competição.
5- Tenha uma Plataforma completa para a gestão do evento
Pronto para realizar o seu campeonato de games?
A última e melhor dica é que sua gestão pode ser ainda mais eficiente se contar com uma plataforma que atende todas as dicas que demos no texto!
E a Plataforma SporTI faz isso para você! Nossa solução é completa e te ajudará a promover torneios on-line ou presenciais de sucesso, para gamers de FIFA, PES, Free Fire, NBA 2K, QUIZ, Xadrez e muito mais.
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